sábado, 8 de outubro de 2016

SMORREBROD


Este museu, assim como a Nova Opera, também foi uma doação de um magnata, colecionador de arte. Possui um jardim de inverno, com palmeiras muito agradável. Os pintores locais me fizeram pensar como minha cultura não é universal, porque nunca ouvi falar deles, embora pareçam importantes. Viajando, percebemos como sabemos pouco do mundo e como deveríamos ser mais humilde. 

Ny Carlsberg Glyptotek ou pinacoteca.
pintura abaixo me chamou atenção pelos detalhes, porque nem a câmera mais sofisticada ou o melhor fotógrafo do mundo conseguiriam tanto realismo.



Mesmo nos museus, a arquitetura, os revestimentos, a decoração de interior sempre me chamam mais a atenção do que os quadros ou esculturas porque estes são quase sempre os mesmos em todos os museus. Menos aqui, que encontrei pintores que não conhecia mas que também, observo que, se são clássicos, se parecem muito com os pintores do restante da Europa. Se for da idade média então, como eram subvencionados pelos clero, todos tinham que pintar a madona com o menino Jesus no colo. Assim, todos se parecem. Mas os prédios não, estes são sempre únicos.



Von Frelsers Kirke, ou Igreja de Nosso Salvador fica em Christianshavn, próximo a Cidade Livre de Christiania .
Abaixo, a cidade Livre de Christiania, ou a cidade dos hippies. Para mim, foi só muito mato nos jardins (refiro-me a mato mato mesmo, não a canabis), muito grafite e cheiro de maconha. Para os que gostam, tudo bem, nada contra. Tenho amigos que vivem numa Christiania particular. 
Achei também que tinha muito imigrante, para quem o produto comercializado (maconha, haxixe, etc), como não é regulamentado, torna-se um meio de sobrevivência mais fácil para eles. Conversei sobre isto com um casal de alemães e ele achou que não, que são todos artistas. Bem...é a visão de uma burguesa. 



Depois voltei a Nyhavn para finalmente experimentar um Smorrebrod mas desisti porque achei que os restaurantes era muito turísticos e voltei para Stroget onde já conhecia alguns cafés.


O famoso smorrebrod, que nada mais é que um sandwich aberto, que pode ser de peixe, carne, vegetariano. Mas o mais famoso é o de arenque marinado, que não tive coragem de experimentar, não com esta fome que estava. E acertei, porque o que comi estava ótimo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário