quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PALÁCIO REAL

A primeira janela, na foto abaixo é a do meu quarto no Old Tower Hostel, em Gamla Stan.




Ha duas quadras do hostel fica o palácio real, ou Kungliga Slottet, por onde começei hoje minha peregrinação turística. Próximo dali, fica o Parlamento,e, um pouco mais a frente, a Prefeitura, onde haverá a entrega dos prêmios Nobel, que visitarei amanhã.
O palácio, como podem ver é de uma suntuosidade incrível. Creio que só perde para o de Versailles. São mais de 600 salas, ainda hoje usadas para solenidade oficiais. 








                                                           
                                                                  Galeria Bernadotte


Abaixo os aposentos da família real também chamado de Apartamento dos Bernadotte em estilo rococó, ocupados até o ano de 1981, quando então esta passou a morar em outra propriedade, Drottningholms Slott, na ilha de Lovon. Também suntuoso. 


                                                         
                                                        Quarto de Gustavo III




Gabineite real com extraordinárias tapeçarias Gobelin.




A parte mais antiga, que remonta ao sec. XVII, encontra-se a Galeria de Calos XI, em estilo barroco, de todas a mais espetacular.  






Esta foto esta desfocada mas publiquei, assim mesmo porque amei esta sala pelas tapeçarias Gobelin com motivos baseados na obra de Don Quixote.



Abaixo o salão de baile ou Vita Havet (que significa mar brancos) por causa das suas paredes claras.




                                                Troca da guarda do palácio


  Abaixo a catedral de Estocolmo, de 1306 com o São Jorge escupido em madeira. Destaca-se também o altar em prata e o trono real.






Na city fica o Dramaten ou Teatro Dramático Real, inspirado na arquitetura vienense, onde trabalhou Igmar Bergman e a òpera de Estocolmo.



Uma simpática loja de flores na City


Depois de muitas caminhadas fui com Maria Clara a um restaurante italiano onde tomei um vinho e conversamos muito. Ela sempre muito gentil e muito bom papo. Falamos de diversos assuntos. Ela contou que saiu do Brasil durante a ditadura, que já votou no PT mas hoje esta muito decepcionada com a esquerda brasileira. Contei a ela que o Eduardo Cunha acabava naquele momento de ser preso.
Mudamos de assunto e comentei que esperava ver belos vikings, pelos cafés e ruas da cidade mas o que vi foram jovens delicados, empurrando carrinhos de bebês. 
Falei também que em Copenhagen e Oslo ninguém atravessa a rua se o sinal não estiver aberto, mesmo que não venha carro algum; aqui você olha para os lados e, se não vier nada, você vai em frente. Célia disse que não era assim, que realmente os costumes estão mudando, talvez pela influencia da imigração. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário