sábado, 22 de outubro de 2016

BOAT SIGHTSEEING


Hoje peguei um barco que saía do cais enfrente ao Grand Hotel, passei por Strandvagen e seguimos em direção à Djurgarden onde está o VasaMuseet.




O Vasa Museum é este que esta á direita na foto acima. Ele tem este formato porque foi feito para abrigar o navio Vasa, construído em 1628, que era para ser o maior orgulho da marinha sueca e sonho do rei Gustavo II Afonso mas que afundou com mais de cem pessoas a bordo, ainda na península de Estocolmo. Dizem que o rei costumava dizer: "depois de Deus, a maior garantia do reino é a frota". Mas, nem Deus garantiu e, menos ainda a Real Marinha da Suécia e o navio foi a pique. Ainda bem que foi só o navio, porque a Suécia esta continua poderosa.

SODERMALM. Gamla Stan fica entre a City e Sodermalm. É tudo ilha. Ontem fui a Sodermalm levar umas roupas para lavar numa lavandeira e achei o bairro bem simpático, com um comércio voltado para a classe média. 
Na foto abaixo, no lado sul, uma área somente residencial, com prédios modernos, a beira do Lago Malaren.

Aqui um barco moradia muito original com um ofurô na proa.


No lado oposto, uma reserva florestal. A região chama-se Arsta. E, abaixo, antiga destilaria e hoje prédios de escritório.


                                     

Outra ilha, chama-se Langholmen


Aqui são cabanas para alugar onde, as pessoas que moram em apartamento vão nos finais de semana para velejar e curtir a natureza. 




Este é um lugar pitoresco, porque foi construído pela prefeitura para servir de casa de banho para a população operária (igual aos banhos turcos) que não possuía banheiro na casa. 


Na foto acima um café em Gamla Stan onde tomei uma sopa no final da tarde e abaixo, um bar onde fui à noite com a Célia e uma amiga brasileira que também mora aqui há muitos anos. Fica no Hotel Nordis, um lugar muito bonito e elegante. A foto infelizmente não faz jus ao charme do lugar.


Um comentário: