sábado, 8 de outubro de 2016

BICICLETAS


06/10/2016
Os dinamarqueses parecem que amam tanto as bicicletas quanto os holandeses e a cidade também lembra muito Amsterdan, com seus canais e pontes.   











Hoje terminei de fazer o City Tour de ônibus, que me levou pelos principais pontos turísticos, até mais ao norte, para observar a famosa Den  Lille Havfrue, ou pequena sereia. Na segunda foto pode-se ver que ela realmente é bem pequena. É uma escultura em bronze que, em nada, justifica sua grande fama. Inspirada em um conta de H. C. Andersen que narra a historia de uma sereia que, para conquistar um príncipe troca sua bela voz por um corpo de mulher, vê seu amado casar com outra e morre. Ou seja, além de ficar muda, morre. 



Skt. Albans Kirke
A belíssima Nova Òpera foi doação de um armador magnata dinamarquês. Como é uma monarquia parlamentarista o dinheiro dos empresários não vai para financiamento de políticos, vai para a cultura. 

Museu Nacional de Belas Artes


Nyhavn

O lugar mais charmoso da cidade é Nyhavn. Um antigo porto e zona de prostituição que hoje vive com seus restaurantes lotados de turistas.  


Fonte do Dragão e prefeitura, Radhus, local também de casamentos. Em estilo florentino, possui um relógio astronômico que é o mais exata do mundo. No topo do prédio próximo esta a "moça do tempo" - se estiver chovendo ela sai de sombrinha ou, se tiver sol ela sai de bicicleta.
moça do tempo




personagem presente em todos os cantos da cidade

fachada lateral da prefeitura

Hotel na praça da prefeitura

Detalhe clássico na arquitetura contemporânea.
A arquitetura antiga é uma mistura de influência italiana, holandesa (nas fachadas estreitas dos prédios em Nyhavn (será que o IPTU também era calculado de acordo com a largura das casas, como na Holanda?) e arquitetura inglesa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário