quarta-feira, 12 de outubro de 2016

PREMIO NOBEL DA PAZ



Flores e barcos sempre dão boas fotos. Os barcos, se pegar o reflexo deles na água, as fotos ficam ainda mais bonitas. E é o que mais tem em Oslo: barcos e jardins e calçadas floridas. Faz com que não se perceba que o céu é sempre cinza pela constante ausência de sol. Mas, mesmo com o tempo fechado se consegue tirar boas fotos, granças as flores e os barcos.





Esta Era vermelha - cor que ela adquire no outono - é a mesma que plantei na minha sacada e que retornou agora na primavera carregada de folhas bem verde, que no próximo ano ficará também com as folhas vermelhas. Isso se algum morador, morto de inveja, não secá-la.   


Este é o caminho para o Castelo e Fortaleza de Akershus, uma construção medieval, de 1299. Um lugar muito bonito e agradável para caminhadas. 
 






Escultura na entrada do Museu da Resistência, dentro do complexo do castelo. Os países da Escandinávia foram os que mais resistiram a invasão nazista e muito se orgulham disto.





Espero estar na mesma idade e ainda viajando, se tiver um belo viking me amparando, melhor ainda.  


A fortaleza tem também uma bela vista dos fiordes de Oslo e também para a zona portuária, que foi revitalizada e hoje é um local de grande concentração turística.


    Ao lado da Radhus (prefeitura) fica o prédio onde são entregues os prêmios Nobel da Paz. Os outros 3 prêmios: literatura, química e física são entregues em Estocolmo. Não estarei aqui para a entrega do prêmio mas, se encontrasse o presidente da Colômbia diria que não perca as esperanças de celebrar a paz com as FARC. 



 

Olhem a quantidade de balas recebeu esta ambulância. Confesso que não li o cartaz para saber se veio da Síria ou de algum país da Africa. 


Aker Brygge, cais que foi revitalizado e ferve de turistas no verão. O que não é o caso hoje, que faz 3 graus e todos se concentram dentro dos cafés.
No caminho, em direção ao Museu Ibsen, mais flores.


Perguntei a um brasileiro que mora aqui porque quase não se vê bicicletas circulando e ele me disse que o sistema de transporte coletivo, por ônibus elétrico, como este da foto, e o ônibus normal é tão bom que a maioria opta por eles. Bateu uma inveja danada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário