terça-feira, 18 de outubro de 2016

GAMLA STAN

Hoje fui almoçar com Maria Célia, uma brasileira que trabalha na nossa Embaixada, com quem já havia feito contato antes de sair do Brasil. Célia é madrinha de um rapaz que conheci no Café François, em Florianópolis que, quando soube que eu vinha para cá me pôs em contato com ela. 
Ela é uma pessoa muito agradável, batemos um bom papo e quando retornava ao hostel recebi um WhatsApp dela me convidando para amanhã, no final de tarde, tomarmos um café.    
Depois do almoço em um restaurante à quilo (primeira vez que como comida de verdade) retornei a Gamla Stan para conhecer melhor a ilha. 
Gamla Stan, que quer dizer cidade velha e é o coração histórico de Estocolmo. No centro não há circulação de carros e as ruas são muito estreitas e tudo é muito charmoso. É onde esta situado o Palácio Real, a catedral, Academia da Suécia, o Parlamento e muitos outros edifícios, a maioria do sec. XVII e XVIII.



 


                                                              Palácio usado pela aristocracia.
A direita o NobelMuseet - museu dedicado aos ganhadores do premio Nobel


Stortorget - Neste praça ocorreu o que ficou conhecido como o "banho de sangue de Estocolmo", quando 82 nobres foram decapitados por Cristiano II da Dinamarca, em 1520, por serem contrários a anexação da Suécia à Dinamarca.

PALÁCIO REAL - Em estilo barroco italiano, onde o rei hospeda seus convidados e onde acontecem as recepções formais. A família real vive no castelo particular de Drottningholm.
Terminei o dia tomando um chá nesta pitoresca confeitaria e segui pela rua das lojinhas para turistas onde encontrei este restaurante super simpático. Vela é um elemento essencial na decoração Escandinava e não há um restaurante onde casa que não tenha velas enfeitando.
  



Helgeands Holmen é uma pequena ilha ligada a Gamla Stan onde fica o parlamento e o banco Nacional
Parlamento


Banco Nacional
Na outra ilha, também grudada em Gamla Stan, fica  Riddarholmen onde o edifício mais interessante é a igreja da foto abaixo, que abriga os restos mortais dos soberanos suecos. 


  















Nenhum comentário:

Postar um comentário