domingo, 9 de outubro de 2016

FLANANDO PELAS RUAS DE COPENHAGEM


Hoje andei um bocado, porque o museu que procurava estava fechado e voltei em direção a antiga bolsa de valores e parlamento, no sentido oposto onde estava, em Vesterbro. O prédio da bolsa é algo insólito e parece estar abandonado. 

Antiga bolsa de valores
Um dos meus grandes prazeres quando viajo é visitar o parlamento do país. São todos muito luxuosos mas também austeros, com muitas fotos de reis e rainhas (mesmo os países que aboliram a monarquia tiverem reis e rainhas) e a história do seu país está inscrita nas suas paredes, nos móveis e sente-se como ela tem um grande peso na vida na nação.Talvez por esta razão nunca quis entrar no nosso congresso, creio que a superficialidade deste seria muito decepcionante. Mas, como era domingo e havia uma fila enorme, desisti e fui ao museu nacional.

Parlamento. Antigo palácio real.


É preciso andar a pé pela cidade para perceber certos detalhes. Achava um tanto esquisitas as sacadas em forma de "caxotinhos" dos prédios residenciais e hoje, olhando de perto, verifiquei que elas são presas ao prédio principal, não fazem parte da estrutura. São de ferro e alumínio. Acho que, se morasse aqui, não poderia ter tantas plantas na sacada como tenho em Florianópolis.  



Este prédio chama-se Black Diamond e é um anexo da biblioteca nacional. O espaço externo é muito agradável e bonito, e as pessoas vem passear com seus filhos e cachorros pois, como em toda a Europa, os espaços abertos são muito utilizados pela população. Mais abaixo um grupo de turismo de monociclo (?) elétrico. Muito interessante embora prefira continuar flanando sem rumo, sendo surpreendida pelos lugares e detalhes da arquitetônicos.  



Acho estas bicicletas fantásticas. A criança vai protegida da chuva e do vento. Na outra foto dentro há 3 criança, um pouco apertadas, mas com este frio, não deve ser problema. 
Isto é o primeiro mundo, tem ciclofaixa largas em toda a cidade, que é plana e o ciclista tem prioridade até sobre o pedestre. Esqueci de contar que há muitos idosos/as pedalando.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário