Ontem falei mal da Russia mas tem duas coisas que considerei admiráveis, uma é a quantidade de livraria que tem. A mais bonita delas, e que foi mandada construir pelo Lênin - durante a Ditadura do Proletariado Leningrado tornou-se um importante centro cultural e científico do mundo, ao contrário da esquerda brasileira que nada fez pela cultura - chama-se "Casa dos Livros" (na foto abaixo). Ela fica próxima ao meu hotel e no andar superior tem um café onde vou seguido. Ah, e a segunda coisa que me agradou aqui, foram os doces, que são deliciosos. Aqui não dá para usar a expressão "é a cereja do bolo", porque quase todos os doces são com muita cereja.
Hoje fui ver o ingresso para o teatro e, como ficava perto da Catedral de St. Isaac, entrei. Mesmo já estando enjoando de tanta obra de arte, fiquei encantada com sua beleza. Ela foi construída durante o império russo e hoje é um museu.
Todas as igrejas deveriam virar museus, assim como as religiões deveriam ficar restritas aos livros de história. Sou contra qualquer tipo de sectarismo, principalmente o religioso. Religião só rima com destruição, como diz filósofo britânico Richard Dawkins. Vejam o Islamismo, quantas mortes já não causou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário