quarta-feira, 16 de agosto de 2017

REAL ALCÁZAR

16/08/2017
Hoje a temperatura aqui estava 34 graus mas a sensação térmica era de 44 depois de meia hora na fila para entrar no Real Alcázar, um dos mais belos castelos do mundo, com mais de mil anos de história. 
Construido inicialmente pelos mouros, foi sede do califado almóada (berberes, provenientes do Marrocos) e sofreu varias transformações durante as ocupações de Fernando III, de Pedro I em 1356, de Izabel de Castela no século XVI e do Imperador Carlos. É hoje testemunha de uma época de esplendor como poucas na história.

Acede-se ao Castelo pela Porta do Leão e passa-se depois a um pátio onde    encontra-se o Palácio de Pedro I em estilo mudéjar (estilo árabe com influência cristã). Apresenta primorosa decoração com inscrições árabes e góticas, reflexo do cruzamento de culturas. 




    
 



 











    Há jasmim em todo o entorno do jardim exalando um delicioso perfume.



Os jardins em estilo renascentista francês e inglês, com sua muralha almojade  e  sua Fonte da Fama, construida no sec. XVI, com seu orgão hidráulico que produzia sons a a partir da pressão do ar na água, são divinos.
    Na foto abaixo, uma japonesa com roupa flamenca.


    Abaixo, o Palácio Gótico, registrando a transição para o mundo cristão.


Na foto abaixo os Banhos de D. Maria de Padilha, esposa de Pedro I, conhecido como "o cruel". Maria de Padilha foi a única esposa e que conseguiu viver, literalmente, na sombra e água fresca, as outras ou foram assassinadas ou encarceradas.




























2 comentários:

  1. Esta tua viagem está uma verdadeira aula de história e tuas fotos são espetaculares! bjs

    ResponderExcluir
  2. Não é só ver e achar bonito, tem que entender, saber o que se esta vendo, há muito mais significados além simples aparência, tem uma história, uma arquitetura que dizem muito mais sobre uma obra. Tem que ter conteúdo e um pouco de pesquisa antes de sair de casa ajuda. Li antes de viajar a história dos reis de Castela e Aragão e a história dos reis de Portugal.

    ResponderExcluir