domingo, 20 de agosto de 2017

ALBAICÍN

Subi a pé a imensa colina de Albaicín, a parte mais antiga da cidade e um dos locais mais pitorescos da cidade, pela Carreira de Darro (o rio que passa ao largo) cujo topo esta o Mirador de San Nicolás de onde se pode ter uma bela vista de Alhambra.

 
 
 


Granada fica numa planície cercada de montanhas, entre estas a Serra Nevada, considerada a mais alta da península ibérica. É mais antiga que Sevilha embora pareça o contrário porém, é bem menor que Sevilha que tem 700 mil habitantes enquanto Granada tem somente 300 mil. A influência árabe não é tão visível na arquitetura quanto o é grande na culinária, no artesanato e na cultura em geral. Vê-se também uma grande quantidade de árabes pelas ruas da cidade.  
Parei numa loja de souvenier para comprar algum quando lembrei do ocorrido em Barcelona e desisti, pensei  "não vou valorizar uma cultura que prega o preconceito e transforma mulheres em escravas". 
Na fotos abaixo, a catedral que, como a maioria das outras igrejas, também era uma antiga mesquita que, com a conquista
da cidade pelos cristãos, foram transformadas em templos católicos. 













 
Eram mais de 18 horas e o termômetro marcava 41 graus. uhau! Não fosse esses vaporizadores (foto abaixo, esquerda) nos restaurantes e cafés estaria desmaiando. Minha pressão que já é baixa (9/6) deve estar -6 porque minha cabeça dói. Mandaram-me tomar cafeína: Coca e café. Melhorou um pouco. 
Interessante são estes toldos com que eles recobrem as vias, creio que necessárias por causa do calor intermitente. Aqui não é como Portugal que a noite a temperatura cai. Curioso também é que a temperatura começa a subir depois das 16 e o pico é lá pelas 18 horas.  
 


















Um comentário:

  1. Ninguém merece tanto calor! Quando é frio a gente se agasalha mas, no calor? Ainda bem que as cidades tem sempre pontos pitorescos para ver e fotografar! Cuida desta pressão não convém abusar! bjs

    ResponderExcluir