sábado, 1 de julho de 2017

MADRI



NOTA:
Os homens vestem bermuda e camiseta de manga curta enquanto que elas andam  toda coberta, só deixando as mãos à  mostra. 
Uma religião que escraviza as mulheres e manda matar os "infiéis" não deveria ser tolerada no ocidente que preza tanto a democracia. 



 





As freiras também cobrem o corpo mas, ao menos, puderam escolher como queriam viver e o que vestir e estão livres para mudar, se assim o desejarem. A muçulmana, caso abandone a religião será punida pela família.




04/07/2017
Quando vou a um museu primeiro sento no café (sempre ótimos) e faço um lanche, passando também pela loja de souvenirs, onde compro os presentes que levarei para os amigos e parentes e só depois é que vou ver as obras de arte. Ou seja, primeiro as necessidades materiais e por ultimo as do espírito.  
Foi o que fiz hoje ao visitar o Museu do Prado, um prédio neoclássico de autoria do arquiteto Juan de Villanova, que não é tão grande quanto o Louvre mas tem um acervo de 6 mil obras de arte e é considerada uma das melhores pinacotecas do mundo.  

Depois do museu fui ao Parque del Retiro, que também não é um Central Parque mas é muito bonito e também uma excelente área de lazer. Pode-se andar de bicicleta, de canoa ou simplesmente deitar na grama, debaixo de uma árvore. Claro que depois do périplo pelo Museu do Prado foi o que fiz.     

Observem à direita e esquerda da foto abaixo as árvores bastante exóticas.




O melhor do parque ainda é o fato de que este fica no centro de Madri. Assim como os cariocas vão a praia no intervalo do trabalho, o madrilenho deve vir descansar no intervalo do trabalho afinal, estamos na Espanha e eles não abrem mão da sesta.

Das poucas lembranças que tinha de quando estive aqui em Madri, em 1992, a mais nítida era a do Palácio de Cristal, uma encantadora construção em vidro onde ocorrem exposições de arte.













01/07/2017
Encontrei uma Madri mais colorida e alegre do que nunca por conta da festa gay que está ocorrendo na cidade. Chama-se WorldPride 2017 e é uma festa planetária que reuni mais de um milhão de pessoas do mundo todo. Tem bandeira do movimento LGBT pendurada nas janelas, nas lojas e muita gente "produzida" pelas ruas - Madri é uma festa.  




Esta bandeira na janela é dos meus vizinhos de quarto, um português, que mora em Roma, e esta com o namorado americano.


 Abaixo, fotos das fachadas dos restaurantes aqui no entorno. São belíssimas assim como seus interiores também, devem ser muito turísticos e por turístico entendo preço alto e comida ruim. Antes de entrar em algum vou consultar meu guia da FSP, que tem se mostrado bastante confiável.  









Adicionar legenda







02/07/2017
Seguindo a orientação do meu guia FSP fui a Casa Ladra para fazer um lanche mas, como estava lotada, segui então em direção ao Paseo Recoletos e fui ao Café Gijón, outra indicação do guia. Paguei por uma fatia de torta de maça e um refrigerante mais do que pago por um almoço em Lisboa. Ou o guia errou no numero de $, porque só tinha uma, ou alimentação aqui é realmente muito cara.



Madri é uma cidade grande, cosmopolita, vibrante e bastante agitada. Lisboa fica parecendo uma cidade provinciana. O meu vizinho de quarto, um português, disse que prefere Roma, onde mora, porque é mais tranquila. Dou razão a ele e digo que prefiro Lisboa, também pelo custo de vida, que é bem mais barato do que em Madri.
Mas é uma cidade bonita, tem largas avenidas e muitos espaços abertos, muitas praças e jardins. A grande quantidade de museus e teatros indicam uma vida cultural também movimentada. Na foto abaixo a Plaza Mayor.







Os prédios são monumentais. Abaixo o Banco da Espanha e em seguida o belíssimo Instituto Cervantes.





Entre todos o que mais se destaca é o da Plaza de Cibeles. O Palácio de Cibeles é um centro de artes com restaurantes e cafés.



Abaixo o Congresso de los Deputados e na foto seguinte um anexo em estilo moderno junto ao prédio principal, em estilo clássico. Em geral os prédios mais novos estão em perfeita harmonia com o entorno como vemos nas outras fotos.




Já, esta entrada de estação de metro é muito feia. Creio que quiseram contrapor-se ao estilo dos demais prédios mas não foram feliz, acho. 


Abaixo o prédio da Puerta del Sol, que está sendo restaurado e foi recoberto com tapumes com fotos dele, como uma plotagem do prédio. O que é muito comum na Europa.



Abaixo a Puerta de Alcalá onde ocorre um show ligado ao evento LGBT. E a seguinte é a fonte de Netuno, na Plaza Cánovas del Castillo. 






3 comentários:

  1. Belas fotos de fachadas! Então encontrou Madrid em festa! Espero que aproveites bem tua estadia! bjs

    ResponderExcluir
  2. Sua fotos e descrição com história e nomes dos locais nos faz viajar com você! Belas fotos! Realmente tem que ter tempo, disposição e money para um passeio destes! Beijos

    ResponderExcluir
  3. só errou quanto ao dinheiro. O preço da passagem é o mesmo e independe se ficar 10 dias ou 4 meses. E, como fico em Airbnb, pago bem mais barato do que se ficasse em um hotel. O mais caro até agora saiu por 40 euros/dia. Também gasto pouco com alimentação, só vou nos restô que são indicado pelo meu guia FSP, mas naqueles que só tem uma estrela. Como vê tia, sou quase uma mochileira.

    ResponderExcluir