sábado, 15 de julho de 2017

VALÊNCIA 3


12/07/2017
Estou despedindo-me de Valência porque amanhã pego um trem para Madri e depois embarco em outro, noturno, para Lisboa. E, no dia seguinte, 15 já estarei indo para Setúbal onde fico por uma semana.
Nathalia veio fazer o check-out, trouxe-me um presentinho e tiramos fotos. Ela é muito simpática, deu-me muitas dicas e ficávamos em contato pelo whatsapp.

 
Precisava fazer tempo para pegar o trem as 17h e aproveitei para ir até a Plaza de las Virgens, que faltava ainda conhecer. 
Indo para o centro passava por uma rua de imigrantes chineses e vi que haviam muitas tiendas de change money que enviam dinheiro para o exterior. Observando o nome dos países que estão no anúncio, pude ver quais os países que mais enviam imigrantes para a Espanha e nele está o Brasil. Além destes também estão Senegal, Perú, Paraguai.
 
Chama-se Plaza de las Virgens por causa desse chafariz muito machista, com um zeus (?) ao centro e 6 virgens ao redor à banhá-lo. 
Os prédios em frente fazem parte do complexo da Sé e são muito interessantes pela misturas de estilos.
 

A praça é um espaço muito agradável para sentar e tomar um gelado (sorvete) e observar o movimento. Mas o que me impressionou foi o piso todo em mármore. O mesmo piso que encontrei na Plaza de l'Ajutamiento.


Cena bastante comum na Espanha, casal gay andando de mãos dadas. Em Madri vi algumas vezes 2 pessoas do mesmo sexo se beijando. Pelo fato da Espanha ter sido um dos países mais católicos do mundo e ter passado por uma ditadura ferrenha é surpreendente a atual evolução nos costumes.


   Voltei depois a Plaza de l'Ajuntamiento, quando percebi que aqui também as  
   calçadas eram de mármore.





A maioria das ruas transversais tinha mesas nas calçadas, o que faz com que as pessoas desfrutando dos espaços urbanos abertos. 




Abaixo, detalhe da cúpula do Banco de Valência




 e belos prédios históricos.






Um comentário:

  1. Portugal é um dos maiores exportadores de mármore a nível mundial, segundo guia nos acompanhou em nossa viagem, que confirmei pelo Google. Conhecemos inclusive uma cidade pequena, Vila Viçosa, cuja economia está na extração desta pedra, sendo reconhecida como a capital do mármore. Bjs

    ResponderExcluir