Levei uma hora e meia de trem de Lisboa até Évora, a capital do Alentejo, uma graciosa cidade de pouco mais de 50 mil habitantes mas, nem tão fantástica como me foi descrita. Ou, talvez, eu já esteja ficando cansada e tudo comece a ficar parecendo "mais do mesmo".
Mas é Patrimônio da Humanidade e, como disse, graciosa e também bastante agradável. Era a cidade preferida dos reis de Portugal e onde nasceu Gil Vicente, o famoso dramaturgo português. Hoje é sede da Universidade de Évora, fundada por jesuítas antes serem expulsos para o Brasil pelo Marques de Pombal.
Na foto abaixo a Praça do Giraldo, que teve seu nome em homenagem à Geraldo Sem Pavor, herói que libertou a cidade dos muçulmanos mas também um tremendo "carniceiro". É representado com uma espada levantada junto com as cabeças do vigia da cidade e de sua filha que ele decepou, impiedosamente.
A igreja de S. Francisco, que aparece ao fundo da foto e esta recoberta por tapume é também obra de, entre outros, do arquiteto Francisco de Arruda*. Nela encontra-se a famosa Capela do Ossos onde há uma parede coberta por ossos e caveiras de 5 mil pessoas.
Também, bastante interessante é o Palácio da Inquisição, sede do tribunal da Inquisição de 1655 até 1821. No teto de carvalho da Sala do Tribunal há um escudo da Inquisição que tem no centro uma cruz ladeada por uma oliveira e um punhal. Tempos macabros estes!!
Abaixo fotos da bela Catedral gótica-românica, que começou a ser construída em 1280, um dos maiores monumentos de arquitetura religiosa de Portugal.
Vista panorâmica da cidade do jardim em frente ao Templo Romano.
Abaixo alunos da Universidade de Évora com sua capas pretas.
E, abaixo a pequena mas muito simpática estação de trem de Évora.
(*) família de arquitetos portugueses que participaram na formação do estilo manuelino **. Entre seus membros, destaque para os irmãos Diogo e Francisco Arruda, autor também da Torre de Belém e de seu filho Miguel.
(**) Estilos: ROMÂNICO........... séc. X - XII
MUDÉJAR ............ séc. XIII - XV
GÓTICO............... séc. XIII - XVI
MANUELINO..........séc. XV - XVI
RENASCENTISTA... séc. XV - XVIII
MANEIRISTA..........séc. XVI - XVII
BARROCO.............séc. XVII - XVIII
Nenhum comentário:
Postar um comentário