Hoje começo uma nova fase aqui em Lisboa. Mudei de endereço e de programação também, que ficará mais cultural. Ana (Marrocos) deu-me umas dicas de cinemas de arte e gostaria também de ir a algum concerto ou ópera. Também a uma praia - ontem a TV alertou para temperatura em torno de 40 graus nos próximos dias.
Tenho comprado o Diário de Notícias que ontem trouxe uma matéria sobre a política no Brasil. O título era "O Brasil esta nas Mãos de Cinco Homens Bomba". Citava o Eduardo Cunha, Funaro, Rocha Loures, Palocci e Mantega e completava dizendo que que caso estes façam delação premiada, Temer e Lula ficarão em uma situação bem difícil - parece que tudo está bem difícil no Brasil!
Mas, o mais interessante foi a notícia de um concurso para o STF daqui. Vejam bem: concurso. E um concurso rigorosíssimo onde os candidatos são avaliados por uma banca formada pela elite da elite dos juristas, presidido pelo presidente do STJ. Inclui prova oral, escrita, avaliação de curriculum, trabalhos publicados, alegações em tribunais e também pelo prestígio profissional. É também exigido "isenção e dignidade de conduta, serenidade e reserva com que exerce a função".
Como veem, a maioria dos nossos ministros seriam reprovados. Dá para ficar com inveja. Ah, e eles ganham não mais do que 22 mil 521 reais brutos ou 6.129 euros. E não tem esta de carro oficial, auxilio isto, auxilio aquilo e mordomias.
Na foto abaixo despedindo-se da minha xará angolana, Beatriz, que arrumava meu quarto e me conseguiu uma estante para colocar minhas coisas.
Abaixo a nova moradia, em Rato. Apesar do nome não é nenhum beco imundo, pelo contrário, fica em uma área nobre da cidade. É bem simpática como podem ver pelas fotos abaixo. O quarto tem até uma sacadinha.
O apartamento fica há duas quadras do Jardim Botânico, que infelizmente esta fechado para reforma. Abaixo uma bela fachada na minha rua, a rua da Imprensa Nacional.
18/06/2017
Sexta fui ao um Centro de Saúde em busca de uma receita para uma medicação que tomo para um problema no quadril. Medicação que no Brasil, ao contrário de Portugal, não necessita de receita médica. O atendimento foi bom e o centro de saúde possui excelentes instalações. Só não consegui o encaminhamento para um exame, um Doppler que preciso enviar para meu neurologista no Brasil.
Informaram-me que para tanto teria que estar inscrita no sistema de saúde deles e também ser residente no país. Vou me informar e talvez me inscrever como residente.
Sábado fui ao Cais de Sodré. Vesti um biquíni por baixo da roupa e lá fiquei numa das espreguiçadeiras, o dia todo lendo e tomando sol. Havia uma agradável brisa do rio mas fiquei sabendo que a temperatura, em alguns pontos da cidade, chegou à 45 graus. A dificuldade foi a noite, para dormir, sem ar-condicionado, que por aqui não existe.
Diferente da Bica (acima) que é um bairro pobre, a Lapa, onde estão as embaixadas dos USA e Suíça, foi a parte rica da cidade, hoje é o Jardim da Estrela onde nosso ministro do STJ, Gilmar Mendes tem apartamento.
A arquitetura é a mesma da Lapa, com a diferença na conservação dos prédios e no fato de que são residências unifamiliares.
Abaixo, um genuíno português, no seu terno de linho branco e chapéu Panamá, saindo para passear neste domingo de verão. Ligado à era digital, deve estar mandando um whats para alguma rapariga que espera a "si" (é muito engraçado como eles usam a 3a pessoa do pronome pessoal).
Na Lapa fica o Museu Nacional de Arte Antiga cujo restaurante tem um jardim
muito agradável, onde almocei. No interior, o Museu tem bonitos espaços, muito amplos e claros.
E tem também um belo e rico acervo de cerâmica oriental, de presépios e de ourivesaria.
Na volta para casa conheci uma portuguesa, natural de Açores e quando lhje disse que minha família tinha lá sua origem, falou que na ilha de São Miguel há muitos Arrudas. O que me deixou tentada a ir até lá para conhecer minhas origens.
A portuguesa, que disse se chamar Fátima e morar em Setúbal foi muito simpática e deu-me o telefone para quando eu for lá tomarmos um gelado.
Vi que gostava muito de literatura porque mostrou-me os livros que havia adquirido no museu e aproveitei para dizer que estava lendo Lobo Antunes, mas ela disse não aprecia-lo muito. Ficou de me enviar uma lista de novos autores portugueses.
NOTA:
Este blog é uma obra em aberto e os textos já publicado poderão ser modificados. Muitas vezes ao reler acabo alterando uma parte de um texto, retirando ou acrescentando algo ou mesmo colocando uma uma nova foto.
19/06/2017
"Vais a encontrar numa grande superfície" respondeu a portuguesa da mercearia quando perguntei se encontraria o produto que procurava em outro estabelecimento. Que diabo ela esta dizendo? Pensei. Porque não é só o sotaque, nem o vocabulário que são diferentes, mas também a construção das frases, que dificulta a compreenção.
Perguntei se referia-se a um supermercado, também não era isto que queria dizer. Apesar das explicações, que só serviram para confundir-me mais, desisti e voltei para casa matutando onde poderia encontrar o tal produto.
NOTA:
Recebi um whats do Brasil perguntando sobre o incêndio em Portugal e só então fiquei sabendo que na região de Leiria, perto de Coimbra estava ocorrendo um grande incêndio com 64 mortes, até então contabilizadas. O grande calor que faz no verão, a falta de chuvas e o solo normalmente árido provocam frequentes incêndios, embora não desta magnitude.
Por sorte a cidade do Porto, mais ao norte, para onde vou amanhã, fica distante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário