14/07/2017
Cheguei ontem a Lisboa e dormi neste hotel em Rato, neste quarto de princesa. Precisei fazer um pit stop em Lisboa, antes de ir para Setúbal, para pegar meu cartão de crédito que havia esquecido no Brasil e me foi enviado pelo Post Restante dos Correios. Viajo com um cartão Travel Money mas o cartão de crédito é necessário para comprar uma passagem aérea ou mesmo para reservar um hotel pela Internet.
Fui fazer um lanche no Prego da Peixaria, nome de um dos restaurantes mais conceituados de Lisboa e nada caro. Resolvi arriscar em pedir um Prego, o sandwich mais tradicional deles (daí o nome do resto). A primeira vez que havia experimentado não gostei, achei muito seco: um pão (que aqui já não é muito saboroso) e um bife sem sem gosto. Como estava num restaurante recomendado, resolvi fazer mais uma tentativa.
Pedi, então, que pusessem um molho e que a carne fosse a black angus. O pão e o molho estavam ótimos, mas a carne realmente não tinha gosto de nada. Até agora todas as carnes de gado que comi foram igualmente sem gosto.
Mandei então um whatsapp para o Guilherme (meu sobrinho que trabalha na BRF) dizendo que achava que estavam mandando carne estragada para cá. Respondeu que a culpa não podia ser da empresa visto que não mais exportam carne bovina, já botando a culpa na JBF, dos irmãos Batista.
Mas, o mais provável mesmo é que esses portugueses só entendam de pescados. Devia ter pedido um prego de bacalhau!
15/07/2017
Quando falei para Suzana, a recepcionista da Casa São Mamede Hotel, onde estava hospedada, que iria para Setúbal, ela disse que eu não iria gostar, que era muito longe, etc, etc.Ora Pois....gostei do sítio! É uma cidade pequena, de 150 mil habitantes mas que tem um bom comércio, alguns pontos turísticos e, o melhor de tudo, lindas praias. É também um bom local para investimento imobiliário pois soube que um grupo francês está a construir um grande resort aqui.
Cheguei ontem no final do dia e tive que trocar de hotel porque o que havia reservado era muito ruim e distante do centro (me vi transformada de princesa em gata borralheira). Como faço as reservas pela Internet as vezes ocorrem estes contratempos. Felizmente acabou tudo certo e já estou num hotel bastante razoável, no centro.
16/07/2017
A ideia era hoje dar uma boa descansada, por isto só fui até o centrinho. Sentei na pracinha para fazer um lanche e conheci um português, António que, para meu horror, gosta do Paulo Coelho (não são perfeitos) que estava com um amigo belga que trabalhou com Jacques Cousteau. Conversamos bastante e Antonio, apesar do mal gosto literário e de ser baixinho (...é, não são mesmo perfeitos!) é bastante simpático e tem um excelente senso de humor. Voltam hoje para Lisboa e ficamos de jantar quando eu também retornar.
A Baixa, no centro histórico, com suas ruelas estreitas e tortuosas onde encontrei um salão de Chá bastante pitoresco.
SETUBAL 2
Era meu ultimo dia em Setúbal e faltava ir até o mercado público, um dos pontos turísticos da cidade. No caminho passei pelos jardins da avenida Luiza Todi, famosa cantora de ópera que, junto com Bocage, fazem a glória da cidade.
Abaixo os belíssimos azulejos da entrada do mercado. |
Os corredores do interior do mercado, com suas figuras em cerâmica, seus amplos espaços, sua extrema organização e limpeza.
E, ao fundo, um vasto painel de azulejo retratando o trabalho dos pescadores de sardinha, dos plantadores de azeitonas e da colheita da uva, representando as principais atividades econômicas do lugar: a pesca, a produção de azeite e o
Alguns nomes de pescados são bem estranhos para nós, como estes abaixo.
19/07/20117
Cacilhas faz parte da freguesia de Almada, distrito de Setúbal, com pouco mais de 6 mil habitantes (2011). É um local muito simpático, cheia de turistas e muita agitação.
Mas, o mais legal de morar em Cacilhas é que, se você quiser ir um teatro, p.ex., é só pegar o barco e, em 10 minutos estará no Cais de Sodré, em Lisboa.
As praias também não estão muito distante, bastando ir para a Costa da Caparica que em poucos quilômetros encontrará uma praia.
Lisboa ao fundo
Anna, minha anfitriã em Lisboa, havia me falado de Cacilhas. Disse que era um bom lugar para morar porque é muito perto de Lisboa e que os imóveis bem mais baratos. Há um projeto de revitalização da área do porto o que a valorizará muito no futuro.
No Google encontrei um vídeo do YouTube com o projeto de reurbanização da área do terminal fluvial com a construção também de moradias de alto padrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário