Cheguei ontem em Malta com uma temperatura média de 27 graus e céu sempre azul, sem uma única nuvem. Na foto abaixo, está Valeta - deve sera a menor capital do mundo, tem 6 mil habitantes. - vista de Sliema. As cidades parecem bairro porque não tem separação entre elas e você pode ir a pé de uma para outra..
Estou em St Julian, onde fica escola onde talvez vá fazer um curso de inglês. Estou num hotel aguardando a confirmação de uma vaga no alojamento da escola.
Já fui até a escola e me disseram que só segunda então resolvi ir para a praia e acertei para amanhã um passeio de barco.
Encontrei na praia um inglês, de Birmigham, como minha amiga Alysson, que mora em BC. Deixei o celular em cima da espreguiçadeira quando levantei para pedir um sandwich e ele, que estava sentado ao lado deve ter ficado preocupado, não sei se com receio de roubo ou porque ficou exposto ao sol forte e quando voltei ele fez um comentário sobre ter deixado o aparelho encima da cadeira e começamos a conversar. Disse que é músico e já esteve em BC tocando na Green Vallley.
Descobri que o mesmo aplicativo que uso no Rio para pegar ônibus - o Movit - posso usar em qualquer lugar o mundo e está sendo muito fácil se locomover aqui e, a tarde peguei um ônibus e fui a Valleta. Do alto de Valeta, do fort St Elmo, é possível ver ao fundo e à direita, Gzira, no meio a Manoel Island com o fort Manoel na ponta e, a direita Sliema. A geografia é bastante irregular o que torna bastante difícil para o turista identificar os lugares.
O grande charme de Valetta são suas sacadas de madeira colorida, de influência catalã, contrastando com o bege das fachadas de calcário e, como a ilha não tem árvores, as sacadas de madeira eram um luxo.
O país todo é extremamente religioso e as imagens de santo expressam a devoção da população e servem para pedir proteção a cidade.
Caravaggio, que aqui viveu durante 15 meses deixou algumas obras na cidade, sendo as mais importantes delas a que esta na Igreja Conventual de São João, "A decapitação de São João Batista" e a "Escrita de São Jerônimo".
Diferente de Valleta, bastante preservada, as outras cidades, como Sliema e St Julian's parecem estar se recuperando de anos de abandono. O ingresso na UE e o incremento do turismo creio que esta fazendo com que o país se recupere da estagnação econômica.
A fiação aérea, calçadas estreitas e ruas congestionadas, além da grande quantidade de obras espalhadas por Sliema e St Julians dão uma impressão de caos.
28 de julho de 2019
Além de Valleta, que é muito bonita e da Mdina, também muito charmosa, a grande qualidade de Malta esta na beleza do mar de um azul só comparável ao da Croácia.ou da Grécia.
Comino e Gozo são as duas ilhas que formam, junto com Malta, formam o arquipélago situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e o norte da Africa.
Como só conhecia Comino, hoje fui fazer um passeio de barco que incluía um passeio de ônibus por Gozo. Por insistência de um casal de portugueses que conheci durante a viagem, fiz também um passeio de lancha voadora para as cavernas da ilha de Comino - um tremendo mico!
30 de junho de 2019
Estou aproveitando enquanto não inicio o curso de inglês e hoje fui a praia Paradise Bay. É muito bonita mas, apesar da cor do mar ser muito bonita, ele não era cristalino e, como a água não estava muito quente, não entre na água.
No caminho até a praia encontrei algumas esta figueira e seu perfume me fez lembrar da ilha de Santorini, na Grécia, onde era muito frequente figueiras ao longo das estradas.
As fotos abaixo são do Interior da ilha com sua pouco vegetação, na maioria de arbustos, lembrando a paisagem de Portugal e a Espanha. Também aqui vi algumas oliveiras e parreiras porém, Malta não produz os alimentos que consome, tem pouca reserva de água doce e não tem fontes própria de energia. Hoje o país depende do turismo e da área financeira mas há também muita lavagem de dinheiro. O PIB per capita é de 25 mil dólares e o desemprego é de 7%. Comércio e serviços concentram a maioria da força de trabalho. O país todo tem 460 mil habitantes, menos que Florianópolis.
31 agosto de 2019
Encontrei Paula e Rui na praia em St Julian e almoçamos juntos.
Paula e Rui me convidaram para ir a Valetta à noite assistir a um concerto e encontramos uma cidade toda enfeitada - pareceu-me que era em comemoração ao aniversário da cidade, mas não estou certa. Eles misturam na mesma frase, inglês, maltês e italiano ficando as vezes um pouco difícil entendê-los.
As noite aqui são muito agradáveis, quentes mas com uma leve brisa e sentamos, depois do concerto, para tomar um Mojito antes de voltarmos, eu para St Julian e eles para Sliema.
02 de agosto de 2019
Ontem fui à Golden Bay - cujo nome deve vir da areia que tem a cor dourada - que eu imaginei ser mais selvagem e com água mais cristalina mas tem um enorme hotel a beira da praia e muita gente. O pior era que o mar era poluído.
Na foto abaixo dá para ver uma faixa escura na orla. O Não entrei na água, preferi ficar só tomando sol.
03 de agosto de 2019
Hoje ia a uma das 3 cidades históricas que ficam ao lado de Valetta mas passei do ponto onde deveria descer para pegar outro ônibus em direção à Vittoriosa e acabei descendo em Valetta.
Aproveitaria para comprar um presente para uma amiga que sempre resolve um pepinos para mim quando estou viajando, e acabei por encontrar uma festa, acredito que ainda parte das comemorações do aniversário da cidade, que deve se estender pelo mês todo. Hoje havia uma mistura do profano com o religiosos da decoração e o povo, nativos e turistas, desfilava dançando pelas ruas, tocando e cantando "olêlê, olálá, pega no ganzê, pega no ganzá..." (vejam só, música da Escola de Samba Salgueiro em plena ilha de Malta).
NOTA; Amanhã devo mudar para a acomodação da escola de inglês, começando uma nova fase da viagem, que já chamei de inflexão, mas é uma palavrinha meio metida a besta, o que quero dizer é que haverá grandes mudanças: amanhã troco de moradia e na segunda, finalmente, começo um curso de inglês - se vou sair falando um pouco melhor, não sei, mas vou tentar.
Ficarei em um quarto com outra aluna, que não tenho ideia de quem será, porque não tinha quarto individual. Mas será só por uma semana porque na próxima é provável que vá para outra acomodação, esta muito melhor. Também mudarei de escola, a próxima em tempo integral.
O local da nova moradia e escola é distante de St Julian e de Sliema.
St Julian é interessante para a garotada pois tem muitas baladas mas é muita agitada. E, Sliema, de onde saem os barcos de passeio, é um local ótima para compras mas, o lugar mais agradável e interessante da ilha, e onde acontecem os eventos culturais, é Valetta.
Para onde pretendo ir depois, ficará à 10 minutos de ônibus. Não sei o nome do local porque, como já disse antes, aqui tudo é meio confuso e leva-se um tempo para entender se estamos em um bairro, uma cidade e qual é o nome.