Ao fundo vemos chaminés poluindo a cidade |
A cidade de Moscou me surpreendeu, o centro tem grandes espaços abertos e avenidas largas. É tudo grande e, ao mesmo tempo, nada é desproporcional. É também uma cidade vibrante, que tem vida, mesmo com um clima tão inóspito. Mas não entendo como as pessoas podem viver com essa neve e esse vento soprando, ainda em pleno outono.
O problema com a Rússia foi a dificuldade de comunicação. Foi tudo muito muito complicado, a ponto de quase não acreditar quando consegui embarcar no trem para Varsóvia.
Na verdade o que passei foi algo indescritível. Tenho me perguntado se os estrangeiros que viajam ao Brasil não encontram a mesma dificuldade? O que só de pensar me deixa corada.
Talvez, com a diferença que no Brasil vemos o turista com mais simpatia e nos esforçamos para entendê-los. Aqui eles não fazem questão, é como se dissessem que você deveria falar o idioma deles (o que ouvi muito no Brasil quando era criança).
Na estação mostrei a passagem (escrita em russo) a vários guardas e apontava o painel fazendo um gesto de interrogação e eles só faziam um sinal negativo com a cabeça...Acho que continuam odiando o ocidente capitalista!
O turista brasileiro que vem para aqui fica em hotel de rede, anda com guia que fala russo e faz os translados em ônibus próprio. Mas, penso, se é só para ver museus, então que veja na Internet em 3D, sentada no sofá da sala.
Mesmo odiando tudo isto, xingando um monte essa gente gorda e feia, foi importante ver como a grande potência nuclear é um país atrasado e mantém o povo na ignorância. Esqueci de dizer que eles só pegam canais locais e a maioria deles, são controlados pelo governo.
Mesmo odiando tudo isto, xingando um monte essa gente gorda e feia, foi importante ver como a grande potência nuclear é um país atrasado e mantém o povo na ignorância. Esqueci de dizer que eles só pegam canais locais e a maioria deles, são controlados pelo governo.
E, acredito que não tem quase turistas da UE porque eles precisam de visto para entrar no país (o Brasil não precisa, graças ao camarada Lula). Também porque os europeus querem ir para os trópicos. Sendo assim, vamos aprender inglês minha gente!
Aos brasileiros que querem conhecer a Rússia eu aconselharia entrar em contato com a embaixada brasileira e perguntar se tem algum estudante bolsista brasileiro que trabalhe como guia e contratá-lo. Como as boas ideias só vem depois, foi preciso passar pela experiência para ver que havia boas opções.
Fotos maravilhosas! E o sufoco do idioma com certeza faz parte da aventura!! abraços da tia
ResponderExcluirFaço as fotos com o celular porque a câmera ora trava, ora acaba a pilha e o editor do meu i-Phone é bom e posso fazer a edição no celular mesmo. Com esse céu azul tenho que editar todas.
ResponderExcluir