domingo, 28 de abril de 2024

2007 - URUGUAI (MONTIVIDÉU E PUNTA DEL ESTE) E BUENOS AIRES

 

            2007

                                                                                          

                                                     3. URUGUAI


3.1. MONTIVIDÉU

Havia conhecido Bernadete no grupo de psicanálise e no dia que a encontrei em uma cafeteria no centro de Florianópolis, contou-me que viajava muito pelo mundo. Disse a ela que iria para a Argentina no final do ano e ela falou que estava indo para o Uruguai e acabamos combinando de nos encontrarmos em Montevidéu.

23 de dezembro – Como combinado, encontrei Bernadete na capital do Uruguai. Ficamos hospedadas em um hotel excelente na Ciudad Vieja, indicado pelo meu primo Flavio. Bernadete, que havia chegado alguns dias antes, fez uma reserva para a ceia de Natal no Hotel Sheraton. Lá, conhecemos um simpático casal do Rio Grande do Sul. Cláudia estava em Montevidéu para fotografar as pitorescas portas dos prédios antigos da Ciudad Vieja para uma publicação do Rio Grande do Sul.


3.2. PUNTA DEL ESTE

Além disso, Bernadete fechou um pacote com uma agência de turismo para conhecermos Punta del Este. Eu teria preferido pegar um ônibus ou uma van e ir por conta própria, pois passeios com agências geralmente não são do meu agrado, e este não foi diferente. Fomos obrigadas a visitar lugares que não nos interessavam, como a casa do ex-presidente Fernando Collor, além de restaurantes “pega turistas” e lojinhas onde os guias ganham comissão.

 


                                  4. ARGENTINA

 

3.1. BUENOS AIRES

30 de dezembro - Depois de Montevidéu, seguimos para Buenos Aires, enquanto Bernadete estendeu sua viagem até Bariloche. Bernadete tinha suas idiossincrasias: a cada dois passos, parava um transeunte para pedir informações, o que eu achava muito cansativo. Quando perguntei por que ela não consultava um mapa, respondeu que simplesmente preferia assim.
Suspirei aliviada quando finalmente fiquei sozinha e pude andar despreocupadamente pelas ruas, apreciando a bela arquitetura europeia da capital argentina. Fiquei em Buenos Aires até o réveillon, que comemorei em Puerto Madero, ouvindo muito samba brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário