quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Praga

Neve em Viena
Primeiro dia com neve

Hoje foi o primeiro dia com neve de verdade. Foi um teste para minhas botas. Não queria comprar outra sem saber se passariam no teste. Não passaram, infelizmente absorveram a umidade e tive que trocar pelo tenis que, por sua vez, escorregava. Descobri que é melhor pisar onde tem neve. Mas pisava com pena, era tão linda e  tão branquinha que lamentava estragar aquele belo cenário. 
foto tirada do trem quando ia para Praga

Já estou em Praga - acabei de me instalar no hostel. Já vi que não vai ser fácil, o idioma aqui é mais complicado que o alemão. O nome da rua tem 5 consoantes antes da primeira vogal: Vschlického. É impronunciável. O  frio também aumentou, neste momento faz -7 e a previsão é de neve amanhã.

29 de dezembro:

Não deu outra, nevou a manhã toda. Saí para comprar botas novas, não sei se paguei caro ou barato porque ainda não me entendi bem com a moeda local. Embora façam parte da UE não aderiram ao euro, como a Inglaterra que ainda usa a Libra Esterlina. Peço a vendedora para converter para o euro, para ter uma idéia do valor, só sei que 100 CZK corresponde mais ou menos a 5€. 


rua do hostel em Praga

pegando o bonde para ir ao centro 


Rio Vltava (Moldava) 
30de dezembro: fui ao Café Louvre - frequentado pelo Kafka -  onde comi o melhor applestrudel. Estava lotado, como tudo aqui. 
Café Louvre

Depois fui andar pela margem do Moldava (Vltava), rio que deve ter inspirado Mozart, Dvorák, Smetana, assim como as ruelas e cafés inspiraram Kafka.

Igreja e castelo ao fundo

Ponte 
A tarde fui fazer um City Tour. Fomos, o grupo e uma guia que falava espanhol, ao Castelo de Praga construído no final do séc. IX. Depois de um período de abandono, no séc. XVIII Maria Tereza da Áustria, a sogra e algoz da Imperatriz Sisi, mandou restaura-lo e Fernando V elegeu-o como residência. E, no séc. XX, com a república passou a sede da presidência. Recentemente, com Václav Havel recuperou seu antigo esplendor.

Castelo


Catedral de São Vitor em estilo gótico.

Idealizada, em 925 por São Venceslau, a catedral começou a ser construída em 1344 e depois de várias interrupções causadas por um incêndio (1541), saque dos calvinistas (1620), ataque dos prussianos e até um raio (1760) somente foi inaugurada em 1929.



dentro do castelo


Basílica de São Jorge

dentro do castelo
O interior do castelo possui vários prédios de diferentes estilos porque foram construídos em épocas distintas. Possui três grandes pátios rodeados de palácios, igrejas, monostérios, etc.
vista do alto do castelo
Durante o  City Tour ao Castelo ouvi da guia que, desde sua construção no século IX, pelo príncipe Borijov da Bohemia, este permanece sendo a sede do governo.
Penso que o fato de todos os governos serem exercidos no mesmo local onde reinaram os Luxemburgos, os Habsburgos e a partir do séc. XX, a república, confere não só ao palácio e a seus ocupantes uma dimensão histórica e uma importância muito grande, como se investisse estes últimos de uma responsabilidade maior em relação ao país.
Deve ser por isto que nossos governos não são sérios: Brasília é um vazio epistemológico.
Depois, no início da noite, fizemos um passei de barco pelo Vltava (Moldava). 

Ponte Charlie vista do barco
Mais tarde ainda fomos a pé até Staré Mesto (cidade velha) onde encontra-se o famoso relógio astronômico (séc. XII). A cada hora, ao som o gongo, inicia o desfile dos apóstolos na parte superior do relógio.

Relógio Astronômico

Edifícios históricos que rodeiam a praça do relógio
É incrível como a cidade toda é um museu. É até difícil selecionar o que fotografar. 

2 comentários: