quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

VIENA

24 de dezembro: Cheguei ha pouco em Viena, pretendo descansar e depois assistir a missa do Galo na Catedral. Sou ateia, mas não perderia um espetáculo tão bonito, mais ainda quando acompanhada pela Orquestra Filarmônica e pelos Pequenos Cantores de Viena.
Nunca passei um Natal tão Natal, com tantos pinheirinhos, tanto clima natalino. É diferente, não será uma festa familiar nem terá troca de presentes, mas mesmo assim esta sendo um lindo Natal.

Catedral de Santo Estevão


interior da catedral
Viena é muito bonita, é uma cidade plana, cheia de espaços abertos, com avenidas e calçadas largas e prédios majestosos. Não é a toa que é considerada a cidade número um do mundo em qualidade de vida. Também possui o 3º maior PIB per capita.

à direita a Casa de Haas, um centro comercial em estílo moderno. 
rua principal
rua do centro
rua do centro
A monarquia caiu com a 1ª. Guerra, passando a ser uma república. Na 2ª. Guerra foi anexada à Alemanha, passando a fazer parte do 3º. Reich (com a anuência de 80% da população) e, com o fim da guerra, em l945, a Áustria foi dividida entre os Aliados, ficando Viena para os Russos. Isto até 1955, quando reconquistou sua independência.


Coluna da Peste
Durante o ano de 1679 Leopoldo I mandou erigir esta Coluna em homenagem à Santíssima Trindade - conhecida como Coluna da Peste - depois de uma epidemia que matou milhares de pessoas. 
uma loja
uma típica senhorinha austríaca
Dia 25 de dezembro: chuva. Pensei em ficar no hotel descansando, mas acabei fazendo um City Tour. Tirei fotos com a máquina fotográfica, vou postá-las no Facebook porque não consigo postar no blog.
Não está frio, só um ventinho gelado. Pretendia, depois do passeio, ir a famosa Confeitaria Sacks, experimentar a famosa torta Sacks, mas estava lotada e desisti.

Porta de Michel
Museu de História da Arte no Quartier des museus
Parlamento
Estilo Secessão (Art Nouveau)
Estilo Secessão

Bairro típico austríaco no subúrbio

construção moderna
Viena Donau cicty - prédios moderno próximo ao Vienna Internacional Center (sede administrativa da ONU em Viena)

Um comentário: