terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BERLIM 2

Hoje fui ao Museumsinsel ou Ilha dos museus. Primeiro à Galeria Nacional e depois ao Neues Museum, que amei. Lembra a Pinacoteca de SP, porem maior e mais bonito. O acervo do Egito é surpreendente. Creio que os nazistas saquearam tudo, ou melhor, deixaram um pouco para que os ingleses. 




Neues Museum


Neues Museum
camarada Beatriz
A peça mais importante do Neues é o busto da Nefertite. Realmente belíssimo (infelizmente não permitem fotos). Os berlinenses parecem se orgulhar muito da dita cuja - também roubada do Egito - porque nas lojas de souvenir tem um monte de bugigangas com a foto da rainha do Nilo. O que me pareceu meio nonsense.
Escultura Nefertite
Depois dos museus fui andando até o portão de Brandengurgo para fotografar a arvore de Natal e pegar o metro para voltar ao hostel. A temperatura aqui esta 

em torno de 5 graus, se fosse no Brasil não sei se sobreviveria, mas aqui é bastante 

suportável.


Portal de Bradenburg

A cidade foi devastada durante a guerra e por isto há poucos prédios antigos, a maioria é deles são modernos, alguns de gosto duvidoso. Embora tenham criado a Escola Bauhaus a arquitetura não é o forte da cidade
Estilo Bauhaus
Outro belo representante do estilo Bauhaus

Berlim tem um clima pesado - ao menos no inverno - por todo lado respira-se guerra: são restos do muro, Memorial do Holocausto, museu do checkpoint, estamos sempre lembrando a 2a. Guerra e os tempos da Guerra Fria. 
restos do Muro de Berlim


Memorial do Holocausto
Acredito que no verão se encontre outra Berlim, com muitos artistas de rua, concertos ao ar livre, gente fazendo pic-nic nos parques, manifestações em favor de alguma causa humanitária. É um muito alegre, expansivo, libertário. Características difíceis de serem observadas com chuva e 2 graus abaixo de zero. 
Neste momento, estou na recepção do hostel e está tocando Desafinado com Stan Getz e Tom Jobim. 
Hostel que fiquei em Berlim

Hostel em Berlim



Nenhum comentário:

Postar um comentário