sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

VIENA 2

Depois de comprar passagens para Praga, meu próximo destino, fui ao Museu do Freud. Não tem muita coisa porque foi sua primeira moradia, tendo depois mudado para Londres, onde viveu até morrer. Conheço o museu em Londres e é lá que está sua coleção de peças gregas e romanas e seu consultório.  
 Rua da Casa do Freud

Museu do Freud
Museu do Freud - sala de terapia (técnica que desconhecida)
Depois fui ao Café Central, a primeira vez que tentei ir desisti por causa da fila. Desta vez, resolvi encarar a espera. Afinal, está na lista dos 10 cafés mais famosos do mundo! Tomei um chocolate quente e comi um apfelstrudel muito bom. Tem algo diferente nos doces daqui que lhe dão um sabor especial, que não sei o que é.

Depois do café continuei andando até a rua central, a Kärntner Strasse onde se concentram a maioria dos turistas, mas havia pouquíssimos cafés abertos e nenhuma loja (estava sem luvas porque havia perdido-as e precisava comprar outras), nem as lojas de souvenier estavam abertas. Até que descobri que dia 26 aqui é feriado. Sorte que os bolsos do casaco eram apeluciados e esquentavam um pouco as mãos, porque não dá para andar sem luvas, gorro e cachecol – as mãos, orelhas e nariz sofrem por causa da vasoconstrição que é maior nestas partes do corpo.

  


Depois fui ao schloss Schönbrunn, conhecido também como o palácio da Sissi, a imperatriz muito amada pelos austríacos. Tem foto dela por toda a cidade. Izabel da Baviera, conhecida como Sissi, foi casada com Francisco José I sofria de depressão e possuía uma sogra que a infernizava sua vida, passando a ocupar-se com viagens e futilidades, como moda e dietas (mandou construir uma academia de ginástica no palácio). Teve também vários amantes e acabou assassinada em Genebra, Suíça.

                                                            Palácio Schönbrunn

O palácio foi construído para rivalizar com Versalhes, mas não chega a tanto.  
Aqui nasceu a Arquiduquesa da Áustria, Maria Teresa, mãe da Maria Antonieta (teve mais 15 filhos), que casou com Luiz XVI da França. Maria Teresa, também Rainha da Hungria, Croácia e Boêmia e Imperatriz do Sacro Império Romano-Germánico, era considerada um dos “déspotas esclarecidos”, embora tenha feita muito pelos súditos, como tornar o ensino obrigatório até os 12 anos, promover o comércio e a agricultura e reorganizar o exército. Mas  também expulsou os judeus da Áustria, negando-se a dar-lhes cidadania.



feira de natal em frente ao Schönbrunn

Havia uma feira de Natal em frente ao palácio com enfeites de natal lindos e comidinhas deliciosas. Comprei uma rosca coberta de chocolate para comer mais tarde. Acho que vou "morrer" de tanto comer esses maravilhosos doces austríacos.

 

Barraquinha de comida com a foto da Imperatriz Sissi

Mais barraquinha de comida



Objetos de decoração, papéis e caixinhas artesanais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário