quinta-feira, 24 de maio de 2018

LISBOA AGAIN


23 de maio de 2018
Fico mais 20 dias aqui em Lisboa e volto para o Brasil dia 12 de junho. 
Pretendo, nestes 20 dias, ir a vila de Monsanto, no Alentejo e, talvez, também a Guimarães, no norte.
Mas, antes, ainda tenho que resolver alguma pendências, como levar na Conservatória os documentos para o processo cidadania do meu irmão e fazer o meu registro fiscal - o que me permitirá abrir uma conta em banco e ter minha inscrição no sistema de saúde.  

27 de Maio de 2018
Meu plano de ir a Monsanto foi por água abaixo, descobri que não tem comboio (trem) nem autocar (ônibus) para lá e teria que ir de carro.
Decidi ir então para Vila Real mas, que também não tem comboio direto e terei que ir de comboio até a cidade do Porto e pegar um outro comboio ou um autocar para Vila Real.
Se nada der certo, pego o comboio para Guimarães pois, para este sitio tem comboio direto. Entendi agora porque os brasileiros que vem a Portugal alugam carro porque, embora os comboios sejam ótimos não tem para as cidades menores.  

28 de maio de 2018
Hoje estou mudando de hotel porque havia feito reserva até dia 28 pensando em viajar para o norte neste dia mas, as miúdas só poderiam marcar o jantar dia 29 e o hotel não tem mais vaga. 
Assim, volto para um hotel no Rato, que já me acolheu varias vezes e cujos funcionários são muito atenciosos.
Se contar quantas vezes fiz as malas neste mês e meio que estou fora do Brasil acho que dá mais de 10 vezes! 

Não tenho feito muitas coisas por aqui, além de ir a Conservatória lidar com o processo de cidadania do Heron e a Loja do Cidadão para fazer o meu NIF, que é o mesmo que o nosso CPF. 
Mas, para fazer o tal NIF preciso que alguém vá comigo a tal Loja do Cidadão e diga que me conhece e sou uma pessoa idônea ou, então, preciso de um endereço em Lisboa. 
O problema é que não conheço ninguém que more aqui em Lisboa. As meninas que viajaram comigo, uma mora em Aroeiras e a outra mora Alcochete e a Célia tem 2 amigos que moram em Portugal, mas um mora em Paços d'Arcos e outro em Sintra. Ninguém em Lisboa.
Lembrei, então, do Capitão que tem uma filha que mora em Lisboa. Mandei um whatsapp para ele explicando a situação e pedindo que ele fale com a filha e pergunte a se eu poderia usar o endereço dela. Fiquei um pouco constrangida porque não é fácil pedir uma coisa desta, somos parentes distante e ela não me conhece. 

Para minha sorte o Capitão respondeu e disse que procurasse a filha em um hotel onde trabalha. Fui até ela, que foi muito gentil e deu-me seu endereço. Pude fazer, finalmente, o tal NIF. Receberei um Cartão novo que, provavelmente virá também com minha inscrição na Segurança Social. 
A filha do Capitão é a cara da Marisa e possui a mesma simpatia, educação e gentileza da família toda, Marisa, Claudio e Nani. 

30 de maio de 2018
Resolvidas as questões burocráticas e tendo perdido um recital de piano no Palácio Foz, que fica em Restauradores (quando cheguei já estava lotado) agendei uma visita guiada e fui ontem conhece-lo. É muito bonito como verão pelas fotos. 


 


 


 



Também descobri na rua do meu hotel um restaurante Vietnamita, o Conchinchina, muito simpático e terminei o dia tomando uma sopa Pho Bo que nada perde para as do Vietnam. 




31 de maio de 2018
Quando cá estive em abril, antes de embarcar para o sudeste da Asia, comecei a fotografar as fachadas centenárias das lojas, algumas com detalhes art decó, neoclássico ou mesmo rococó - no estilo das fachadas das lojas francesas ou mesmo inglesas - todas muito elegantes.  
Em Montevidéu fotografava as portas e, em Madri, as sacadas por perceber que eram estes os detalhes que faziam a diferença em meio a prédios com o  mesmo desenho arquitetônico e portanto, muito iguais.   
 


Abaixo, foto do Chiado, meu lugar preferido em Lisboa, embora com muitos turistas e as vezes um tanto barulhento é também muito cheio de vida e alegre. E, num dia ensolarado e quente como o de hoje não resisti a sentar no Café A Brasileira mesmo sendo o lugar mais "manjado" de Lisboa.  






4 comentários:

  1. Que bom, estás praticamente em casa! Sem correria e estresse e matando a saudade da terrinha! Aproveite para descansar um pouco fazendo tudo mais calma, não sei se consegues, você é muito dinâmica! Beijos e divirta-se!

    ResponderExcluir
  2. Monsanto é linda! Uma aldeia...pequenina! Guimaraes é bem legal... é uma cidade. O centro historico é bem bonito.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Tiza! Vou tentar falar com Cláudio para ver se ele tem o endereço da filha do capitão porque é com êle que tenho algum contato qdo ele vem aqui ou qdo eventualmente ligo para ele. Se não der certo fazes teu NIF na próxima viagem! Com certeza não faltará oportunidade! Já aprendeste o caminho! Que bom se conseguires ir a Vila Real conhecer a cidade do Vô! Qdo lá estivemos fizemos um tour muito rápido, era num domingo e tínhamos pouco tempo! Mas valeu a pena! bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tiza! Acabei de falar com Cláudio e ele não tem certeza que a filha do capitão ainda mora em Lisboa, parece que uma cidade próxima. Mas vai conversar com o brother e me diz alguma coisa no início da semana ou antes qdo conseguir falar com êle. Assim que tiver novidades te falo! bjs

    ResponderExcluir