Mas tenho que reconhecer que NY tem seu lado fascinante, tem belos museus como o Metropolitam, como o de Historia Natural, o Morgam, que é pequeno mas muito interessante. Também tem o Central Park que é fantástico com seu teatro ao ar livre e atividades como canoagem, ciclismo, etc. Também o Bryant Park mas que, por estar no meio de vias muito movimentadas é muito barulhento, mas é igualmente bonito. Adorei também a Grand Central Terminal, com seu mercado, lojas, restaurantes e, principalmente, o The Campbell Apartment, que deve ser o bar mais lindo do mundo. E NY tem ainda os clubes de jazz e os restaurantes porém os bons são para quem tem dinheiro e, como não é o meu caso, tive que me conformar com o fast food, que é bem sofrível. Um dia pedi um omelete e não tinha gosto de nada e outro dia, em um restaurante em Upptown East, arrisquei um entrecôte e também estava totalmente sem tempero.
NY deve ser muito mas muito mais interessante com dinheiro, num bom hotel longe do burburinho de Manhattam e com um daqueles sedans pretos, que são uma espécie de taxi de luxo, a disposiçao. Acho que só voltarei a NY se ganhar na loteria e, ainda assim pensaria bem, porque odeio engarrafamentos, barulho e poluição. Diria que o trânsito é o que a cidade tem de pior. Levei 3 horas para ir do aeroporto até Midtown.
Aqui da para comer muuuiito bem |
Eu tive que me contentar com estes. |
O famoso Waldolf Astoria. |
Triste é ver que, não satisfeitos em idolatrar a cultura americana, os tupiniquins também imitam seu modelo de cidade.
Acabei esquecendo de falar da arquitetura, aproveito assim para postar algumas fotos de alguns prédios e das fachadas dos arranha-céus novaiorquinos e de algumas cenas urbanas.
A mistura de arranha-céus com prédios antigos é uma das coisas que me agradou em Manhattan. Observei também muitas igrejinhas antigas no meio dos prédios modernos. Esta mistura do hiper moderno e do antigo, do vidro com o tijolo aparente é o que dá a cidade calor humano.
O que caracteriza uma grande metrópole, o número de habitantes? Mais do que a população parece ser a densidade populacional.
Segundo o Google as 10 maiores metrópoles do mundo de acordo com a população, são:
1o. - Toquio (+ de 32 milhões)
2o. - Seul (+ de 20 milhões)
3o. - Cidade do México (+ de 20 milhões)
4o. - São Paulo (+ de 19 milhões)
5o. - Nova York (+de 19 milhões)
6o. - Mumbai (+ de 19 milhões)
7o. - Jacarta (+ de 18 milhões)
8o. - Deli (+ de 18 milhões)
9o. - Osaka (+ de 17 milhões)
10. - Xangai (+ de 16 milhões)
Embora SP esteja na frente de NY em população ela não tem a concentração que tem Manhattan nem o trânsito é tão congestionado. E o governo paulista vem investindo em transporte coletivo (péssimo em Manhattan) e ciclovias - algo impensável em Manhattan.
Para mim, a importância de saber quais são as grandes metrópoles é a de que nunca mais porei meus pés em qualquer uma outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário