segunda-feira, 10 de maio de 2021

2021 - CIDADE DO MEXICO

24/04
O ultimo dia na cidade é sempre reservado as compras assim fui a um shopping e depois a um mercado de artesanato. Como o mercado nao ficava muito longe e pegar um taxi significa ficar presa em um engarrafamento, fui a pé. No caminho encontrei 2 manifestações e um acampamento no meio da rua. Alguns de trabalhadores, outros de povos indígenas, todos por mais direitos civis. 
Penso que há tantos por aqui que se naturalizam. E o que vejo na TV é um governo autoritário que conseguiu aprovar uma reforma que lhe dará mais poderes, que parece controlar o legislativo e agora também o judiciário. É mais um candidato a ditador latino-americano, junto com o Bozo. Só espero que ambos malogrem nas suas intenções.
Assisto aqui a CNN America Latina. Outro dia vi uma entrevista com o escritor cubano L. Padura e meu interesse pelo Mexico veio depois de ler “O Homem que amava os Cachorros” onde fala sobre o assassinato de Trotsky, também que, quando chegou ao Mexico morou na casa de Frida Kahlo e Diogo Riviera. Mudou para a casa que conheci quando sua mulher descobriu que estava dormindo com a Frida. Wow, e eu que pensava que comunista só pensava em acabar com o capitalismo!
Mas o mais inusitado que vi na TV foi uma entrevista com nossa Marina Silva. A muito tempo me perguntava “onde andara ela?” Eis que aparece no Mexico. A pergunta que lhe fizeram foi “O Bozo é confiável?” Muuuuuito! Rsrsrs.                                                                                    Marina, durante sua gestão no Ministério do Meio Ambiente diminuiu em 80% os desmatamentos, até que brigou com o PT e saiu do governo.

22/04
Ontem foi o dia da roubada. Como escolho viajar por minha conta e risco, acontece as vezes embarcar numas roubadas. O programa ontem era passar o dia no Bosque de Chaputelpec que pareceu-me um lugar muito bonito e havia dentro um castelo para ser visitado. Chapultepec é um parque imenso com 6,78 km2. O Central Park em N. York tem 3,41 e o Hyde Park tem 2,5.
Devo ter andado uns 4 kms. Segui primeiro para o Castelo e, embora tivesse consultado o Google Maps para saber o horário de visitação descobri, quando cheguei lá que estava temporariamente fechado. 

Lamentei muito pois o castelo é um dos monumentos arquitetônico mais importante da cidade, foi residência dos reis espanhóis e do imperador Maximiliano de Habsburgo e tem uma ampla coleção de pinturas, mobiliário e objetos de arte - e estava cerrado! 😡
A ideia era depois ir caminhando pelo parque, parar para descansar, deitar na grama e ler um pouco até chegar a um restaurante a beira de um lago onde almoçaria. Estava um dia lindo de sol e com esta luz muito especial daria para tirar umas belas fotos. Mas aí veio a 2a roubada: o parque não tem grama, o solo é recoberto de folhas e tem sim muito esquilo correndo e subindo nas arvores. É um imenso bosque de eucaliptos onde só os esquilos aproveitam.     
 

Também o caminho que me levaria até o restaurante do lago estava interditado. Só me restou pegar um taxi, vir p o hotel e tomar um relaxante muscular para as pernas depois de andar inutilmente alguuuns kilometros. 😥

0 que pude visitar:
Palacio de Bellas Artes
Palacio dos Correios
Museu Frida Kahlo
Catedral Metropolitana

O que estava temporariamente fechado:
Palacio Nacional
Templo Mayor
Castelo de Chapultepec
Casa do Trotsky


Abaixo a Praça Zócalo, catedral e morador tomando "um passe" de um pagé. Mais abaixo uma outra igreja com dettalhes arquitetonicos belíssimos.



Abaixo o prédio do Palácio dos Correios, também muito bonito como descobri nas viagens pelo mundo são a maioria dos Correios antigos. Este a fachada com detalhes hispano-mourisco. Foi destruido no terremoto de 1985 e reconstruido em 1990. 
Mais abaixo o Palácio das Artes e um mariachi.



















Abaixo fotos do Hotel Zócalo, no centro histórico. Com vista para a Praça Zócalo.



















21/04
Comentei com um motorista de taxi que a cidade era menos agitada do que esperaria da 4a maior cidade do mundo e respondeu-me que muitos moradores saíram da cidade, refugiando-se no interior ou no litoral por causa da Covid.
Creio que aqui eles levam mais a serio a pandemia do que no Brasil. Oferecem alcool gel, medem a temperatura e há tapetes para a higiene dos calçados em todos os estabelecimentos comerciais.
Na imigração, no aeroporto não mandam voce abrir os braços para revista-la? Pois aqui fazem o mesmo mas é para borrifar álcool nas tuas roupas - te dão um banho de alcool, da cabeça aos pés - na entrada dos restaurantes.
Fui hoje no tradicional Café de Tacuba onde comi uma Enchilada. Parecia uma panqueca de frango gratinada que teria amado não fosse de frango (mas tudo aqui é feito com frango) e não tivesse um tempero esquisito. Sabia que não ia morrer de amores pela culinária local mas achei que encontraria algo que me agradaria mas venho sonhando com uma cantina italiana e um belo spaghetti alla bolognese.

20/04                                                                                            Os ônibus urbanos são novos e muito confortáveis. Como ia ao museu Frida Kahlo pensei em pegar um metro para saber se o transporte coletivo em geral era bom, mas quando vi a quantidade de gente que saia da estação Zócalo, desisti e nem entrei.



O museu FK fica na casa onde viveu com Diogo Riviera, onde também hospedou Trotsky. É uma casa de um azul vibrante, com um belo jardim e um acervo que faz mais referência a sua vida pessoal do que a sua obra. Sendo ela a mulher extraordinária que foi é sua vida que emociona mais e menos sua obra, embora, seja também uma pintora reconhecida internacionalmente.

                                                                                        
                              
Depois da FK fui até a casa onde o Trotsky morou depois que saiu da casa de F. Kahlo 
Para minha decepção, a casa esta abandonada e o museu ao lado, temporariamente fechado. A emoção que esperava sentir quando entrasse no jardim onde foi assassinado não aconteceu porque a casa esta interditada. 


Os 2 museum ficam no bairro de Coyoacon, um lugar muito charmoso, com muitos bares e bistros. Mais um lugar interessante nesta cidade múltipla, com figuras tao intensas quanto F. Kahlo, Trotsky, o poeta Octavio Paz, premio Nobel e diretores de cinema como Iñárritu e Cuarón.

Na volta havia uma manifestação em frente ao prédio do Senado a favor da maconha. Disseram que estavam comemorando a liberação para uso recreativo e medicinal. Embora estivesse um pouco distante, deu para sentir o aroma da festa dentro do ônibus.

      




            

18/04
Hoje fiz um City Tour e deu para ver que é uma cidade bem interessante, que tem uma arquitetura colonial belíssima mas também muitos prédios modernos. E você sabe que gosta de um lugar quando pensa “eu moraria aqui”, e foi o que pensei.
É também uma cidade com muitos contrastes, entre o antigo e o novo, o rico e o pobre.
Em algumas regiões vê-se mtos camelôs pelas calçadas indicando que há um número grande de trabalhadores informais - tudo muito parecido com o Brasil e também aqui deve haver muita desigualdade de renda.
                                                                                Como era domingo e fazia um belo dia de sol na região de Polanco, onde fica o comercio mais sofisticado, haviam grandes grupos de ciclistas andando pela Avenida Paseo de La Reforma, que corta o belíssimo Bosque de Chapultepec, no centro da cidade e também algumas passeatas de protesto.


No Brasil é frequente que as informações que vão para o exterior nem sempre sao as mais positivas e o que tinha me chegado até então do Mexico era só violência, drogas e pessoas arriscando a vida para fugir da pobreza. Assim, foi grande a surpresa ao encontrar uma cidade prospera, bonita e segura.
Também um povo educado e descobria que as mulheres não vestem saia rodada nem usam tiara de flores no cabelo.
Há aqui uma grande mestiçagem, uma mistura de etnias indígenas e todos tem a cara redonda e a tez morena. Todos se parecem uns com os outros.
Abaixo cenas do cotidiano da cidade, na ordem: acampamento de protesto, grupo de moradores dançando numa praça, apresentação de dança folclórica e, mais abaixo uma rua no centro comercial. 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário