Dizem que os brasileiros vão mudar o nome de Lisboa para Lisótima, concordo plenamente. Retorno ao país depois de 6 meses, desta vez para iniciar um tour pelo sudeste da Asia com a Agência Rotas do Vento a mesma que fui para o Marrocos.
Terei duas companheiras de viagem, a Argentina Claudia que mora há 14 anos em Oeiras e a portuguesa Natália. Irei conhecê-las no sexta-feira mas já nos falamos pelo WhatsApp há mais de um mês.
Estou hospedada no Central Park Namastim Guest House ao lado do Parque Eduardo VII.
Confirmando o que já havia concluído não dá para confiar na Booking e a guest esta muito abaixo da nota 8,7 Fabuloso. Daria a ela 7,0 no máximo, mais pela localização, que sem dúvida é ótima. Como já paguei 5 dias, fico até dia 17 quando, então, vou para um hotel do outro lado do Parque Eduardo VII, o Sana Rex e domingo viajo para o Vietnam.
13/04/2018
Hoje fui jantar com as "miúdas" que serão minha companheiras de viajem. Encontrei primeiro Natália, a portuguesa e fui com ela para o centro fazíamos um tempo enquanto esperávamos pela Cláudia, que vinha de Oeiras, onde mora.
Natália é muito simpática, contou que trabalha em um banco, foi casada mas não tem filhos, somente 2 sobrinhos, aos quais parece dedicar-se bastante - um deles com distúrbio de atenção ou TDAH. É de cara a mais maternal do grupo.
Na hora marcada fomos para um restaurante, no Bairro Alto e Cláudia chegou logo depois.
Ao contrário de Natália, que faz um tipo delicado, Cláudia é alta e tem muita presença. Trabalha com pesquisa e da aulas na universidade. Creio que vai ser a líder do grupo. Mas, claro que as primeiras impressões nem sempre se confirmam.
Penso também em qual terá sido a opinião delas sobre mim? A atual não sei mas, já fui rotulada como a mais organizada das três numa troca de whatsApp. Me desculpei dizendo que estava aposentada e que me sobrava muito tempo - já havia localizado no Gloog Maps todos os hotéis e pontos turísticos que iremos visitar, além de ter feito um resumo de toda a história dos lugares - falei isto com medo de ser vista como a muito certinha do grupo.
16/04/2018
Estou lendo "Vietnam Pós-Gerra, uma Aventura no Sudeste Asiático" do jornalista gaúcho Airton Ortiz. É um diário de viagem que faz em companhia de um amigo, pelo Vietnam, Camboja, Laos e Tailândia, e possui também com algumas informações sobre a história dos países que visitou. Tem trazido muitas dicas interessantes, como: não deixar de pechinchar com os comerciantes, qual a melhor cerveja e as comidas mais palatáveis para nós ocidentais, etc.
Também já baixei para meu i-Phone o livro de Graham Greene "El Americano Tranquilo", romance que se passa em na Indochina, no ano de 1954, final da ocupação francesa. Infelizmente, só tinha em espanhol na versão online e, pretendo ler durante a viagem.
17/04/2018
Depois de 3 dias de frio e chuva hoje consegui matar a saudade do céu azul de Lisboa. A primavera, finalmente, se mostrou presente.
18/04/2018
Hoje acordei às 7 horas da manhã para ir a Conservatória de Registros Gerais para encaminhar os papéis para a cidadania portuguesa do meu irmão. Por sorte o hotel onde estou agora fica há uma quadra e meia do local.
Quando lá cheguei a fila já era imensa mas descobri que havia atendimento preferencial para idosos e fui logo atendida. Mas, tive uma leve impressão que a obtenção do Cartão Cidadão não será tão rápida quanto era antes da enxurrada de imigrantes para o país.
Dei entrada nos documentos mas sempre tem um que não está de acordo, como uma certidão de nascimento que não é de Inteiro Teor, p.ex. ...Como já disse, acho que vai demorar...
Voltei para o hotel e preparei-me para dormir mais um pouco antes de ir para o centro. Liguei a TV e o assunto era o ex primeiro-ministro Sócrates, amigo do Sr. Lula da Silva, que também já esteve preso e hoje responde à inúmeros processos por corrupção, 31 para ser exata. Parceiros em alguns negócios escusos, hoje estão no mesmo barco.
Eu querendo esquecer o bandido e ainda tenho que ficar ouvindo falar desta copia alfacinha!! E, por coincidência o processo que ora responde, chamado Operação Marquês, é sobre uma casa comprada e reformada com dinheiro de propina.
É tudo tão parecido que chego a pensar se o Demiurgo de Garanhuns não seria o mentor deste? A única diferença é que aqui ninguém aqui diz que é tudo "perseguição".
Ainda na fase "Curtindo a primavera em Lisboa" continuei fotografando as floriculturas nas calçadas, costume que amo. Como as calçadas são largas eles podem fazer isto: expôr as flores do lado de fora das lojas.
Amanhã pretendo visitar o Parque Eduardo VII (fotos abaixo), que fica ao lado do hotel e tem 1,5 hectares ou 15.000 m2 (o maior do centro da cidade). Li que tem belas estufas, lagos, um Pavilhão para eventos, um clube day use com campos de tênis, piscina, além de restaurantes e parque infantil.
A flor na foto abaixo tinha no jardim da casa da vó Gelsa e quando criança gostávamos de brincar, fazendo guirlandas com ela. Creio que chamávamos de "Grinalda", mas não tenho certeza se era mesmo este o nome.
19/04/2018
Conforme havia me programado fui ao Parque Eduardo VII visitar as estufas e também conhecer o mirador. Na foto abaixo podemos ver ao fundo o Tejo e à direita, em uma colina, o Castelo de São Jorge.
Não sou muito boa em tirar self, mas vá lá.
|
Depois do parque fui a Livraria Beltrand, no Chiado, comprar um livro sobre a Tailândia e chegando à rua Garrett tive a ideia de fotografar as fachadas das casas comerciais que são muito bonitas, á começar pela do Café "A Brasileira".
Quando cá estive em junho o idioma que mais ouvia era o francês e agora - abril - parece ser o mês dos italianos. Depois destes vem o espanhol, da Espanha e da argentina. O português é o idioma menos ouvidos pelas ruas do centro.
20/04/2018
Hoje foi o dia de ir a uma lavanderia self service pois deixo uma mala com a roupa de frio aqui em Lisboa e viajo para o sudeste asiático só com roupa para o calor.
Seguia em direção à lavanderia por uma rua com muitos prédios em restauração e um deles com uma placa de vendido que pensei "provavelmente comprado por um chinês". Vi ontem na TV que os que mais compram residência em Portugal são, em primeiro lugar os franceses e depois os brasileiros mas, são os chineses que mais compram para investimento, em geral prédios inteiros para, posteriormente, alugarem.
Nesta mesma rua, a da Sociedade Farmacêutica no n. 58, encontrei um restaurante que era só uma pequena portinha, com 6 mesas dentro mas que pareceu-me muito interessante. Voltei lá, depois da lavanderia e pedi um bacalhau de nata que estava supimpa. Confirmando-se que meu feeling continua bom.
É do tipo que não tem turista, mas somente locais. Na foto mais abaixo, atrás do balcão, esta a filha do proprietário, o Fernando, um português muito falante, que já morou no Brasil e na Indonésia. Quando lhe disse que iria ao Vietnam, alertou-me para a "ligeireza" dos nativos. Disse que já estava sabendo e que não iria só.
21/04/2018
Vacina Hepatite B (diferença do q é oferecido no Br e em Pt) e eficiência do hospital público. Pagamento por atendimento no sistema público.
Já comecei a me deliciar com teus escritos! Demorei a abrir teu blog porque estou com uma gripe e tosse que está me deixando muito amuada! Mas vale a pena te seguir e relembrar minha rápida passagem por Lisboa. Tenho fotos na frente do café A Brasileira e sentada ao lado do Fernando Pessoa e também fotos com Gelsa e Gilda no Parque Eduardo VII. E tua self faltou um cenário mais bonito ao fundo! E, sim acredito que são grinaldas e lindas! bjs sobrinha querida e bom aproveitamento nesta nova odisséia!
ResponderExcluir