GUIA PARA MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM EM PARIS
Aos meus amigos que sonharam conhecer Paris e, finalmente vão embarcar para a cidade luz, aqui vão algumas dicas:
I - PREPARANDO A VIAGEM
1. A ESCOLHA DA DATA
A melhor época para viajar a Europa é Abril/ Maio e Setembro/ Outubro, na meia-estação, primavera ou outono. Minha estação preferida é o outono quando as folhas dos plátanos estão douradas e começam a cair e a Europa fica mais charmosa .
A melhor época para viajar a Europa é Abril/ Maio e Setembro/ Outubro, na meia-estação, primavera ou outono. Minha estação preferida é o outono quando as folhas dos plátanos estão douradas e começam a cair e a Europa fica mais charmosa .
2. COMPRANDO PASSAGEM
Procure comprar com bastante antecedência porque quanto antes você comprar mais barato vai pagar.
3. RESERVANDO HOTEL
Aconselho a somente fazer reserva pela Internet para aqueles hoteis de redes internacionais já conhecidas, como os da rede Accor, caso contrário você pode ter péssimas surpresas.
4. COMPRANDO EUROS
O BB é o lugar mais barato para se comprar a moeda. Mas leve cash somente para as despesas menores, para não correr risco de perder ou ser roubada e ficar sem nada.
5. USO DE CARTÕES
Os dois cartões de crédito mais aceitos na Europa são: o Visa e o Mastercard, mas não esqueça de pedir a liberação para uso internacional. Veja também qual tem as menores taxas.
Você pode também levar um Visa Travel Money. Você deve abrir uma conta corrente onde deposita uma quantia em euros e vai usando o cartão até gastar tudo. É o sistema mais seguro e prático, embora ofereça problema na hora de recarregar o cartão, porque só pode fazer por telefone e em horários não muito adequados, como 4 horas da madrugada, devido a diferença de fuso horário.
6. LEVANDO TRAVELLER CHECK
Se quiser usar traveller's cheques , não esqueça de levar junto a nota de compra do BB (se você comprou-os lá), com ela você pode trocar os traveller's cheques na agência do BB em Paris sem pagar taxa alguma. Na agência do American Express você paga 2% e os bureaux de change cobram de 10 % a 15%, em média.
7. FAZER OU NÃO UM SEGURO DE VIAGEM
Dizem que é exigido mas numca me pediram. Se você pagar a passagem com o Mastercard/Visa platinun poderá ganhar o seguro de graça. Você só precisará ligar para o banco e solicitar a apólice do Seguro. Mas é bom saber que caso venha o usá-lo seja sujeito a uma enorme burocracia e primeiro vão encaminhá-la a um clínico geral em um hospital público.
Se você tiver um seguro de viagem e vier a ter algum problema de saúde, ligue imediatamente para a seguradora que eles se encarregam marcam a consulta e talvez ainda mandem um taxi pega-la no hotel.
Se você tiver um seguro de viagem e vier a ter algum problema de saúde, ligue imediatamente para a seguradora que eles se encarregam marcam a consulta e talvez ainda mandem um taxi pega-la no hotel.
Mas se não tiver seguro, não se preocupe porque talvez você pague menos por uma consulta particular do que pagaria pelo seguro. Você também pode procurar um hospital público, que será muito bem atendido, mesmo não pertencendo a UE.
8. NÃO ESQUEÇA DA MILHAGEM
Faça com antecedência a inscrição em algum plano de milhagem e não esqueça de pedir as milhas na hora de comprar as passagens ou de fazer o chek-in.
6. 9. O QUE LEVAR ALÉM DE ROUPAS:
E CELULAR - Se for pós-pago, solicite o homming internacional antes de sair do país. Ou então leve um celular desbloqueado (tem que ser quadriband) e compre lá um chip, que é bem barato. Você tambem pode levar um smartphone com WI-FI, que é menor que um Net, permite ver e enviar e-mails e a maioria ainda possui GPS.
NETBOOK - É a maneira mais barata de se comunicar com o Brasil. Se for usar o CP para pagar contas ou acompanhar seu extrato bancário, não esqueça de fazer o cadastramento dele junto aos bancos onde ftem conta antes de viajar.
Uma boa dica para quem leva CP é fazer um Blog onde você pode fazer um relato da viagem e colocar as fotos para que seus amigos e parentes acompanhem suas aventuras no velho mundo.
Caso não queira levar CP ou smartphone você tem opção de usar a Internet do hotel mas, em geral, cobram bastante caro.
MÁQUINA FOTOGRÁFICA - Essa é imprescindível, de preferência leve uma máquina fotográfica com um zoom ótico com mais de 10x que permitirá melhores fotos.Você pode descarregar as fotos no CP e também fazer um bak-up em um PenDrive. Caso contrário, não esqueça de comprar um memory-stik de, ao menos, 8GB.
GUIA DE VIAGEM - O melhor é o Guia Visual da PubliFolha onde você encontra tudo que precisa saber para melhor aproveitar a viagem. É super completo mas, como é muito pesado, voce pode xerocar o que for mais importante.
10. ARRUMANDO A MALA
Leve uma mochila com rodinhas ou, no máximo uma mala de tamanho médio e prepare-se para comprar mais uma porque você vai voltar com mais bagagem do que embarcou. Mas lembre-se, você só pode levar 2 malas e uma valise de mão, com no máximo 30kg;
ROUPAS: Leve o mínimo possível, porque você pode ir a uma lavanderia self-service e sair dali ha uma hora com a roupa novamente pronta para uso. E ainda tem o prazer de voltar com umas roupinhas compradas em Paris.
Se for inverno: leve 1 calça (de veludo ou lã), uma saia, 2 sweaters (de preferência de lã), um casaco que proteja do vento e algumas camisetas. Tambem uma bota bem confortável, SEM SALTO - você pode comprar lá uma com pele dentro ou pode colocar uma palmilha de lã para deixá-la bem quentinha - e uma sapatilha. Gorro, cachecol e luvas você compra lá. Meias soquetes, uma meia calça grossa e mais uma meia fina, caso vá a um teatro. Aconselho levar roupa preta porque fica mais fácil combinar com os acessórios que vier a comprar lá.
Se for verão: leve uma bermuda, um vestido leve e uma saia que possa usar com uma blusa mais chic para sair a noite. Mais 1 casaquinho leve e outro de nylon para quando você fizer um passeio de barco. 2 camisas e 2 camisetas. Uma sapatilha para a noite e uma rasteirinha.
Nota: os homens não necessitam que lhes diga como uma arrumar uma mala, eles são experts.
II - EM PARIS
II - EM PARIS
1. HOSPEDAGEM
HOSTEL - se você quer algo bastante econômico, recomendo o MIJE em Marais. Mas você só poderá fazer reserva para 7 dias. Fique nele se estiver só e não quiser gastar muito, caso contrário vá para um hotel. Muito bom também, mas só p quem tem menos de 30 anos, é o BVJ, próximo ao Louvre, na 20 rue Jean-Jacques Rousseau 75001 (www.bvjhotel.com ou e-mail: bvj@wanadoo.fr).
HOTEL - no Quartier Latin tem um hotel razoável, onde morou Rimbaud, por 80 euros a diária, é o Hôtel Cluny Sorbone (www.hotel-cluny.fr). Fica bem em frente a Sorbone (Paris IV).
No boulevar St-Germain, no 66 rue de Seine esquina com Blv St-Germain, 75006 tem o Welcome Hotel (www.welcomehotel-paris.com e e-mail: welcome-hotel@wanadoo.fr ) onde um apartamento duplo sai por 125 euros, ou seja, 62,50 euros/pessoa.
Aconselho a ficar no centro, no Quatier Latin (5o arr) ou em Marais (4o arr.) porque permitirá a você ir para o hotel descansar e tomar um banho antes de sair para a noitada.
2. ALIMENTAÇÃO
Nos cafés tem o plats du jour que ficam em torno de 18 euros e, em geral, a comida é excelente. Não deixe de experimentar os pratos mais tradicionais da França: o Boeuf Bourguignon, o Cassoulet, o Coque au vin ( mas são pratos de inverno, no verão o cardápio será outro cardápio). Também não deixe de experimentar a deliciosa Tarte Tatin.
Antes de viajar procure conhecer o nome dos pratos mais comuns da estação na qual você estará viajando, caso contrário você terá dificuldade na hora de escolher o que comer.
Antes de viajar procure conhecer o nome dos pratos mais comuns da estação na qual você estará viajando, caso contrário você terá dificuldade na hora de escolher o que comer.
Decifrando os menus:
- Croque madame Oeuf - sandwich com ovos
- Assiette de Viande Froide - prato de frios
- Soupe d'Oignon - soupa de cebola
- Terrine de veau maison - terrine de viado caseiro
- Duo de Crevettes et d'écrevisses - Dueto de camarão e caranguejo
- Confit de canard, pommes sautées - conserva de pato, batata frita
- Poulet Rôti, pommes frites - frango assado, batatas fritas
- Poulet sauté aux basilics - frango frito com mangericão
- File de boeuf sauce aux Cèpes - Bife ao molho de cogumelos
- Boeuf Bourguignon - Carne ao vinho Bourguignon verduras e cogumelos
- Cassoulet - feijão, porco, cordeiro, salsicha, etc
- Coq au Vin - galo cozido no vinho com cogumelos
- Crème brûlée à la vanille Bourbon - Creme Brûlée
- Fondant chocolat macadamia, glace caramel au beurre salé - chocolate derretido macadamia, sorvete de caramelo à manteiga salgada
Um local interessante para almoçar são os cafés da Place de la Sorbone, na St. Michel, no Quartier Latin.
Um costume bem frances são os crepes que são servidos em barracas nas ruas da cidade. No frio, pode ser acompanhado de uma taça de vinho quente. Também, no inverno, pode-se comer avelãs assadas nas ruas.
3. CONHECENDO PARIS
ONIBUS E BARCO - Aconselho a logo na chegada a cidade, primeiro fazer um passeio de barco pelo Sena e parar nos pontos mais importantes, como Notre Dame/Ste-Chapelle, Musée du Louvre e Musée D'Orsay , Tour Eiffel (que são os museus e monumentos que estão a margem do Sena). O melhor é comprar um bilhete para 2 dias.
Depois faça um tour de ônibus pelo centro de Paris para conhecer os outros museus e monumentos, como: o Dôme, Panthéon, Arc de Trionphe, Sacré-coeur em Montmartre e Beaubourg. Você tambem vai levar no mínimo 2 dias.
DE TREM - Para o Palais de Versailles você terá que ir de trem ou ônibus. Leva-se no mínimo um dia inteiro para conhecer tudo.
DE METRÔ - É aconselhável levar fotos 3x4 para o cartão chamado Paris Visite, que sai mais barato do que comprar bilhetes avulsos.
4. ROTEIROS INDICADO
Antes de iniciar seus passeios por museus e monumentos compre os ingressos para não ficar nas filas, que são intermináveis, principalmente nos finais de semana. Você poderá comprar nas lojas FNAC, encontradas em vários pontos da cidade.
Antes de iniciar seus passeios por museus e monumentos compre os ingressos para não ficar nas filas, que são intermináveis, principalmente nos finais de semana. Você poderá comprar nas lojas FNAC, encontradas em vários pontos da cidade.
Depois que você já visitou os museus e os principais monumentos, traçe um roteiro por área (chamadas de arrondissement). Roteiros recomendado e respectivos metrôs:
RIVE DROITE
Charles de Gaulle Etoile (…. ar.) - Comece pelo Arc de Trionphe, desça a av. Champs-Elysées, aproveite para conhecer o Grand Palais e Petit Palais, depois a Place de La Concorde e Tuileries. Termine com um café no Angélina na 226 da Rue de Rivoli.
Muse du Louvre – Você precisará de um dia todo para conhecer parte do museo. Aconselho a pegar na recepção um mapa e traçar um roteiro com, de acordo com seus interesses. Termine no Carrosel do Louvre, onde estão algumas lojas e cafés. Voce tb pode almoçar no....
Notre Dame – Aproveite para assistir um concerto em St. Chapelle no final da tarde qdo a luz do sol bate nos vitrais, o efeito é mto bonito.
Opéra (8o ar.) - Comece visitando o Teatro Opéra Garnier, depois vá a Comédie Française, a igreja La Madeleine e termine no Blv Haussmann onde encontram-se os grandes magazines como Au printemps e Galeries Lafayette onde vocêm pode tomar um café no terraço que possui uma bela vista da cidade..
Bastille (4o ar.)- outro passeio interessante é por Marais. Desça na Place de La Bastille onde está o Teatro Opéra Bastille, siga depois em direção a Place des Vosges, depois em direção ao Musée Carnavalet e à Rue des Rosiers. Termine em um dos cafés próximo a rua.
RIVE GAUCHE
Cluny--Sorbone (5o ar.) - No Quartier Latin você pode primeiro visitar o Musée du Moyen-Age, depois a Sorbone (as vistas devem ser agendadas com antecedência) e ainda as livrarias. Aproveitar também para comer um omelete num dos cafés da Place de La Sorbone. Depois vá ao Panthéon e ao Jd de Luxemburgo (de preferência aos domingos quando fica cheia de gente lendo jornal e tomando sol em cadeiras dispostas por todo o jardim).
Se for durante a semana, aproveite também para fazer compras na feira de rua da Place Maubert. e depois vá ao Quai de Montebello onde encontra-se a livraria mais charmosa de Paris, a Shakesparaeare & Co.
Muse D'Orsay – Não deixe de ir ao restaurante no último andar, você pode tomar um chá acompanhado de uma Tarte Tatin.
Trocadero (16o ar.) - Outro roteiro interessante tambem é os Jds du Trocadéro, onde está o Palais de Chaillot, a Maison de Balzac, o Quay Branly e Les Invalides,
4. LOJAS E FEIRAS DE RUA
Evite fazer compras em lojas como a Galerie Lafayette e Au printemps, que são bastante caras. Se for perto do Natal vale a pena ir até lá para ver as suas vitrines, que são muito bonitas. Também a feira de Natal na Champs Ellysée é ótima para compras. Lojas excelentes e com bom preço são a Zara e a Benetton.
Tambem nas feiras de rua você encontra artigos de boa que qualidade e por um bom preço. A melhor delas é a da Rue Mouffetard em Jd des plantes e voce ainda pode também aproveitar para conhecer o Jardim botânico (Jd de Plants) e a Mesquita de Paris.
E, no Blv. St-Germain e Marais você encontra também brechós de roupas de grife e casaco de pele, por ótimos preços.
Um lugar muito charmoso, com lojas de decoração e cafés é o Cour St-Emillion em Bercy. Aproveite para conhecer a Cinémathèque Française, um projeto de Frank Gery.
5. BARES E CABARÉS
Les Deux Magots e Café de Flore no Blv St-Germain no Quartier Latin servem o café mais caro do mundo mas vale a pena pedir um cafézinho e ficar sentada observando o desfile nas calçadas do blv mais charmoso de Paris.
Aux Trois Mailletz, na 56 rue Galande 75005, Quartir Latin (www.lestroismailletz.com) - Você encontrará somente bistrôs e cafés e muita gente andando pela rue Galande. O movimento é mais intenso depois das 11 das noite e vai até de madrugada, todos os dias da semana. O bar e cabaré Aux Trois Mailletz é o mais interessante deles por ser genuinamente francês. Na parte de cima, no bar você ouvirá desde opera, chanson francaise até jazz, Gershwin, etc., pois além dos músicos da casa, muitos cantores e instrumentistas aparecem por lá para dar uma "palhinha". E, no porão funciona o cabaré (em Paris não tem o mesmo significado que tem para nós, lá significa lugar de show, que pode ser de qualquer tipo).
O Lapam Agile, em Montmartre - tambem um cabaré, foi freqüentado por artistas e escritores como Guilhaume Apollinaire. A casa fica bem no alto de Montmartre, perto da Place du Tertre e abre somente as 11:30. As pessoas são colocadas em círculo em uma sala não muito grande e o show ocorre no meio deste círculo, em uma atmosfera bastante intimista, com os atores cantando Edith Piaf, contando histórias e piadas. É imperdível para quem entende um pouco o idioma.
Le Duc de Lombards – é uma casa de jazz de primeiríssima qualidade, fica em Les Halles, na rue....
Favela Chic na Place de la Republic, em Les Halles - se você estiver com saudades de música brasileira e uma comidinha nordestina ou um tutu a mineira, pode ir sem medo porque o lugar é bem agradável.
6. DICAS IMPORTANTES:
- O frances da muita importâncias a formalidades como, comprimentar sempre que entrar em algum estabelecimento, loja ou café. Não esqueça de dizer: “bonjour madame/ monsier” e, ao sair: “au revoir madame/monsier”. Se não falar frances, fica simpático o: “pardon, je ne parle pas français” que eles não se incomodarão falar ingles, ou mesmo tentar compreende-la, se tudo que você sabe, além do portugues é a linguagem dos sinais.
- Se estiver hospedada em casa de alguém ou alugou um apartamento, evite tomar mais de um banho por dia, para eles água e aquecimento são muito caros.
- Mesmo quevocê estiver em um hotel nunca, mas NUNCA mesmo coloque o papel higuiênico no cestinho do banheiro, pois este comportamento, comum no Brasil, lá é considerado extremamente anti-higiênico, você sim, jogue-o dentro do vaso sanitário.
Bem, espero ter ajudado trazendo algumas informações e resolvendo algumas dúvidas de vocês.
Alors, bonne chance et au revoir.
Bon Voyage!