terça-feira, 20 de março de 2018

INDOCHINA E COCHINCINA

Antigamente havia a expressão: “...foi pra Cochinchina”, querendo dizer que foi para muito longe.  Pois é para lá que eu vou em abril - irei para o Vietnam, Camboja e Laos, região que já foi conhecida como Indochina e Cochinchina, hoje, divide-se em Republica Socialista do Vietnam, Reino do Camboja e  Republica Democrática Popular Lau.
Aproveitarei para conhecer também o Reino da Tailândia - conhecida como Sião até a data de 1939. Aqueles que são da minha geração irão lembrar do filme "Anna e o Rei"  (1956) com Yul Brynner no papel do rei de Sião e Debora Kerr, como a educadora inglesa dos seus mais de 60 filhos que ganhou vários Oscar e teve 3 filmagens (em 49, esta de 56 e em 99).




Meu roteiro :
VIETNAM:
(2)   23/04   Chegada Hanoi (06h). First Eden Hotel 
(3)   24/04   Visita Hanoi 
(4)   25/04 - 26/04  Baia de Halong 
(5)   26/04   Regresso Hanoi e vôo Hué 
(6)   27/04   Hué. New Star Hotel. Manhã cruzeiro Rio do Perfume. Tarde Cidade Imperial Perdida e mercado Dong Ba.  
(7)   28/04   Partida para Hoi An (5h de viagem)
(8)   29/04   Hoi An. Kiman Hotel.Tarde vôo para Ho Chi Minh
(9)   30/04   Ho Chi Minh. Asian Ruby Select Hotel
(10) 01/05   Navegação rio Mekong
(11) 02/05   Vôo para Phnom Penh

CANBOJA:

(12) 03/05   Phnom Penh. Cardamom Hotel
(13) 04/05   Vôo para Siem Reap. Casa Angkor Hotel. Manhã Siem Reap. Tarde passeio barco lago Tonle Sap com jantar típico com dança Apsara. 
(14) 05/05   Angkor Thom e Angkor Wat. Mercado Psara Leur.
(15) 06/05   Siem Reap (alteração) Hotel 4*
(16) 07/05   Vôo para Luang Prabang 

LAOS:

(17) 08/05  Luang Prabang. Villa Pumalin.  Tarde navegação Rio Mekong.
(18) 09/05   viajamos até Vang Vieng. Vanasa Vang Vieng Resort
(19) 10/05   transporte para Vientiane.
(20) 11/05   Vientiane. Chanthapanya Hotel 
(21) 12/05   Vientiane. Vôo Bangkok (18h40)
FUSO HORÁRIO: 10 horas para mais






          REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNAM 
                                           Công hòa Xã hôi chù nghia Viêt Nam

I. BREVE HISTÓRIA
Depois de mil anos de ocupação chinesa, de muitas invasões estrangeiras e guerras civis, somente em 1975, com o fim da Guerra do Vietnam e sua reunificação com o norte comunista, o pais finalmente encontra a paz.
As varias etapas da sua conturbada história:

1. As dinastias (podem pular esta parte que é um pouco chata)
A separação da China e a criação do primeiro reino, chamado de XICH QUI, no delta do rio Vermelho, surgiu com a primeira dinastia VAN LANG. Em 258 a.C., com a derrota do rei Hung surgindo o reino de AU LAC, conquistado pelo general chines Trieu Da que deu início segunda ocupação chinesa. Em 40 d.C. duas nobres vietnamitas, as irmãs Trung lideraram a primeira e mais famosa tentativa de libertação, proclamando-se rainhas de um reino independente. Apenas 3 anos depois foi novamente restabelecido o controle Chinês.
A ocupação acabou em 938, quando um dos mais celebrados heróis nacionais, Ngo Quyen, derrotou os chineses e proclamou-se rei Ngo Vuong, que morre em 945. O país é dividido entre senhores feudais até 968, quando foi reunificado e denominado de Dai Co Viet. Surge a dinastia Dinh e, em 979 inicia a primeira dinastia Le.
O sul viu surgir dois reinos indianos, o FUNAM e CHAMPA, precursores do grande grande império Khmer, cuja influência estendia-se pelo Camboja e litoral da Tailândia. O reino de Champa estendia-se ao longo do litoral central até o delta do Mekong. Dedicavam-se ao comércio marítimo de exportação de escravos e sândalo. Em 1720 o rei Cham sofre uma derrota dos vietnamitas e foge para o Camboja.
Durante a dinastia Ly o budismo se tornou a religião oficial e o confucionismo foi adotado durante o reinado de Ly Thai To. O país começa a progredir como país autônomo mas ainda muito ligado a cultura chinesa. Durante a dinastia Tran (1225 - 1400) o herói nacional Tran Jung Dao derrotou uma importante invasão mongol e continuou seu avanço para o Sul, apoderando-se do território Cham até Hué. De 1539 em diante o poder foi dividido entre as famílias Trinh e Nguyen. 
Em 1545 os portugueses fundaram as primeiras feitoria europeias mas, os holandeses, seguidos dos franceses substituíram os portugueses no comércio do séc.XVII, quando  missionários jesuítas franceses converteram milhares de vietnamitas ao cristianismo.
dinastia Nguyen, desenvolveu sua capital em Hué e conquistou o baixo Camboja e o delta do Mekong e Prey Nokor, depois chamada de Saigon Os Trinh em Thang Long. Ambos governos foram cruéis, o que provocou rebelião de Tay Son em 1771. Em 1802 Nguyen Anh unifica o sul com o norte com a ajuda dos franceses.

2. Indochina (1887 - 1940):
Mas, em 1858 o rei Tu Duc toma medidas contra os missionários franceses que levam a uma reação da França e a perda da independência nacional por quase 100 anos e a criação da COCHINCHINA. Em 1887 os franceses anexam o Camboja e Laos, com capital em Hanói e criam a INDOCHINA. 
Durante o período colonial, Paul Doumer, governador francês na Indochina o Vietnam sofreu altos impostos, monopólio estatal de sal, álcool e ópio, além de trabalhos forçado conhecido como corvée. 
No início do século XX a revolução chinesa inspira os vietnamitas, surgindo o partido o Partido Nacional Viet Nam (VNQDD). Em 1930 os franceses mandaram Nguyen Thai Hoc, presidente do partido e doze de seus companheiros para a guilhotina. 

3. Japão (1940 - 1945):
Tudo isto mudou em 1940 quando a Alemanha nazista ocupou a França, durante o regime de Vichy. Como este colaborava com o Japão, o Vietnam caiu sob novo e brutal domínio colonial. 

4. Ho Chi Minh (1945 - 1954):
Em 1941 Ho Chi Minh criou a Liga da Independência Vietnamita ou Vietminh e em março de 1945 libertam parte do norte e avançam sobre Hanoi. Em 15 de agosto de 1945 os japoneses se rendem e em 2 de setembro Ho Chi Minh proclama a independência nacional na Praça Ba Dinh em Hanoi. 
Mas o general Charles De Gaulle estava determinado a retomar a Indochina e instalou tropas francesas no Vietnam provocando um levante em Hanoi, em 1946 e a eclosão da Primeira Guerra da Indochina. Os franceses mantem o controle sobre Hanoi, Saigon e grandes cidades mas, em 1954 os Vietminh infligiram a derrota final na batalha de Dien Bien Phu. Contudo, os USA, na tentativa de refrear o comunismo e já tendo financiado quase 80% do esforço de guerra francês preparam o cenário para a Guerra do Vietnam.
Em 1954, durante a Conferência de Genebra, França, Grã-Bretanha, USA e URSS decidem dividir o Vietnam no paralelo 17. O norte se tornou Republica Democrática Comunista do Vietnam, com capital em Hanói e liderada por Ho Chi Minh e o sul virou república do Vietnam, anticomunista com capital em Saigon, comandada por Ngo Dinh Diem, católico fervoroso e aliado dos USA. O sul foi amparado financeiramente e politicamente pelos USA. Comunistas e budistas foram perseguidos enquanto o norte era hostil aos católicos. O norte alia-se a China e a URSS e em 1960 foi formada a Frente de Libertação Nacional (FLN) ou Vietcongue, com a missão de unificar o pais e neste mesmo ano, militares americanos chegam ao Vietnam do Sul dando início á 15 anos da guerra chamada de Gerra Americana pelos vietnamitas e os americanos de Guerra do Vietnam.

5. Guerra do Vietnam (1964 - 1975): Em 1964 os USA acusam o FNL de torpedear sem provocação o USS Maddox fazendo com que Lyndon Johnson bombardeasse o Vietnam do Norte e mandasse tropas para o país (em 2005 documentos da ANS dos USA revelaram que não houve nenhum ataque no Golfo de Toquin). E, em 1967 havia mais de meio milhão de soldados americanos no Vietnam, muitos lutando em arrozais no Delta do Mekong e pântanos atrás de esquivos oponentes.
A força aérea dos USA (USAF) usou armas químicas como o fósforo branco contra as posições inimigas. Com caminhos ocultos e estreitos, pontes frágeis, a chamada Trilha Ho Chi Minh usada por tropas comunistas para ir do norte até Saigon. Mas a batalha mais longa e sangrenta foia Ofensiva do Tet (janeiro de 1968) quando as forças comunistas tomaram a antiga capital imperial de Hue e a mantiveram sob fogo durante 25 dias. Os dois lados tiveram pesadas perdas. 
Em My Lai soldados americanos atacaram 4 povoados miseráveis assassinando 504 moradores civis, entre eles mulheres e crianças, sem que houvesse resistência alguma dos moradores. Jogavam bombas dentro das casas enquanto as pessoas eram executadas barbaramente. Também mulheres e meninas eram estupradas.  
Composto de gasolina gelatinizada, cruel mas eficaz, o NAPALM matou milhares de pessoas em junho de 1972 e imagens de pessoas pegando fogo, incendiadas pelas bombas de napalm despertou uma grande reação civil. 
Em São Francisco, na California um grupo de jovens lança o movimento "Paz e Amor", baseado no princípio da não violência. Nascia a contracultura nos anos 60, tendo a frente o movimento hippie. Se a rica sociedade americana era capaz de cometer tamanho crime - destruir uma pobre sociedade camponesa no Terceiro Mundo - deveria ser rejeitada.
Em 1973 Henry Kissinger e Le Duc Tho assinaram o Acordo de paz de Paris e eleições são marcadas para os próximos 6 meses nos 2 países.
As tropas dos USA se retiram do Vietnam e o norte solta quase 500 prisioneiros de guerra. E, em abril de 1975 os funcionários americanos em Saigon são levados até os barcos no mar da China Meridional enquanto a cidade era tomada pelas vitoriosas forças comunistas. 
Os Acordos de Paz de Paris encerraram oficialmente o envolvimento militar dos USA 

6. Vietnam atual: Depois da morte de Ho Chi Minh sob ao poder Le Duan, secretario geral do Partido Comunista que avança na coletivização forçada da industria, comercio e agricultura no sul. Funcionários do antigo regime do sul sofreram sofreram perseguição e foram obrigados a passar longos períodos de reeducação em áreas subdesenvolvidas de fronteira. Em 1977 um grande número refugiaram-se no exterior, chamados de "gente do barco". 
O severo embargo comercial imposto pelo USA de pois de 1975 contribuiu para a desintegração econômica do Vietnam. Em 1976 o Kampuchea Democrático de Pol Pot (Khmer Vermelho do Camboja) apoiado pela China atacou o Vietnam, que fez uma pacto com a URSS em 1978, derrubando Pol Pot. Em 1979 a China revida invadindo o norte do Vietnam mas Hanói  é forçada a fazer uma aliança com a URSS. E, em 1980, empobrecido e isolado, o Vietnam caminha para a fome e o colapso econômico. 
A morte de Le Duan em 1986 trouxe mudanças. Nguyen Van Linh adota uma política de reformas econômicas. Com o colapso da URSS foi forçado a reaproximar-se da China e se abrir cada vez mais para o Ocidente. em 1994 os USA suspenderam o embargo comercial e restabeleceram relações diplomáticas com Hanoi.
Em 2000 a visita do presidente americano Bill Clinton foi emblemática e com a eleição de Nong Duc Manh, considerado modernizador, há um investimento no desenvolvimento econômico e no combate a corrupção e a burocracia. E, em 2006 Nguyen (o que tem de Nguyen!!) Tan Dung, primeiro-ministro mais jovem do país, foi eleito para "retirar o país do atraso" levou o país a prosperidade econômica. Em 2010 ocorreu a entrada de marcas estrangeiras e a construção de muitos arranha-céus, porém sem muitas reformas, o que levou a que em 2011 houvesse uma série de tumultos e protestos em resposta a brutalidade da polícia e à expropriação em larga escala de terras. Apesar disto a maioria dos vietnamitas tem mais liberdade do que seus antepassados tiveram ao longo da história do país. ao
Atualmente o PIB Per Capita esta em 5,720 US$ (2015) e IDH médio. Ìndice de Gini esta em 34,80 (0 é considerado ideal e 100 é muito ruim). 

II. CULTURA
Banhado pelo mar da China Meridional, fica na extremidade sudeste da península da Indochina O território é comprido e fino e a linha litorânea se estende do golfo do Tonquim, ao norte até o golfo da Tailândia. Podemos dividi-lo em 3 regiões, ao norte, dominado por Hanoi, no delta do Rio Vermelho, possui altas montanhas; a parte central é marcada por praias belíssimas e pela cidade imperial de Hue e Hoi An, patrimônio da humanidad; no extremo sul fica a cidade Ho Chi Minh e o delta do Mekong, caracterizado pelas palmeiras e extenso arrozais. Sendo o norte mais frio e o sul com temperaturas mais altas. Durante os meses de abril e maio as temperaturas ficam entre 21o e 34o e índice pluviométrico entre 10% e 50%, sendo maior ao norte e menor ao sul.  
A diversidade geográfica se reflete no seu povo e a nação abriga 54 grupos étnicos sendo o maior, o vietnamita ou kinh, que constitui 86% dos seus 96 mi de habitantes. A etnia chinesa ou hoa, minoria estão presente nas cidades maiores ao passo que os cham e khmer ocupam as planícies do sul e delta do Mekong.
A influência da China foi grande nos costumes - embora seja uma relação de amor e ódio -enquanto que a francesa é mais notável na arquitetura. E o turismo tem seu papel no ocidentalização do país, embora ainda se encontre mulheres vestindo o tradicional ao dai (vestido com calça comprida).
Sob o comunismo o ateísmo foi incentivado mas neste anos de pragmatismo as antigas fés e tradições floresceram. Havia uma mistura de crenças baseadas no Tam Giao (religião tripla) que mescla budismo, taoismo e confucionismo.
O idioma vietnamita ou tieng Viet  é o idioma oficial. O poema épico "O Conto de Kieu" é considerado como maior obra da literatura nacional e Bao Ninh é um escritor popular, cujo romance "Tristeza da Guerra" fala sobre a Guerra do Vietnam (sem tradução para o português).
O Tet Nguyen Dan é o festival mais importante do país e marca o início do Ano-Novo lunar. No final do mês de abril e começo de maio, primavera no sudeste asiático, comemoram o o 2o Ano-Novo lunar, mas haverá somente alguns festivais menores, sendo que o maior deles na província de Phu Tho, o festival dos templos dos Reis Hung que contam com desfiles alegres ao redor do templos, óperas clássicas e apresentações de canções xoan ocorrem em Den Thuong. 
Ano de 2018, no calendário vietnamita, é o ano do Cachorro, considerado afortunado, leal e popular. , os principais feriados serão: dia 28 de abril, dia dos reis Hung e 30 de abril, comemoração do Dia da Libertação, tomada de Saigon pelos comunistas. 
COMPRAS: é preciso pechinchar. O primeiro preço é sempre o dobro do que o comerciante espera receber e tente sempre pagar em Dong porque será mais barato. Recomenda-se oferecer 10% para se conseguir 40% de desconto.

I. HANOI
Capital do Vietnam, situada no delta do Rio Vermelho, possui uma população de mais de 6 milhões de habitantes. É uma das mais bonitas capitais do sudeste asiático, fundada em 1010. Em 1872 torna-se capital da Indochina francesa até 1940 e, durante Segunda Guerra foi ocupada pelos japoneses até a data de 1945 quando foi proclamada a independência do  Vietname. Foi por diversas vezes bombardeada pelos americanos na Guerra do Vietnam.
No séc. XIX, durante a ocupação francesa, parte da cidadela e alguns templos antigos foram destruídos para construir seus bairros europeus. Apesar disto, Hanoi entrou nos séc. XXI estruturalmente intacta apesar dos anos de guerra. Hoje museus e galerias convivem com lojas chiques e restaurantes da moda.
No centro da cidade encontra-se o Bairro Antigo, do séc. XIII, com mais de 800 anos, local de  assentamento de artesões, cada rua se especializou num produto específico e, ainda hoje, as ruas possuem nome que indicam sua especialidade. A rua Hang Ma (que significa: mercadoria de papel) vende lanternas e outros objetos de papel para serem queimados como oferendas nos pagodes. Também tem a Hang Buon que vende guloseimas e café, a Hang Gai que vende sedas e a Hang Tre que vende objetos feitos de bambu e assim por diante. Deve-se preparar para defender-se das insistências dos vendedores, muito parecidos com os árabes.
E, a rua mais descolada, para sair a noite é a Tá Hien.
Não deixar de ver também:
1)Templo da Literatura (Van Mieu). O mais antigo (1070, na dinastia Ly) e o mais bonito complexo arquitetônico de Hanoi foi construido para homenagear o filósofo chinês Confúcio. Serviu como centro de ensino superior educando futuros mandaris durante mais de 7 séculos. 
2) Palafita de Ho Chi Minh. Como Ho Chi MInh considerava o Palácio Presidencial muito grandioso para ele, mandou construir uma modesta estrutura de madeira, com somente 2 cômodos, ambos espartanos. No terreno do palácio há um belo jardim onde ficam as mesas e cadeiras usadas pelos membros do Politiburo nas reuniões com Ho Chi MInh, que morou ali de 1958 até 1969.
3) Teatro Thang Long de Marionetes da Agua. Tradicional arte das roi nuoc, ou marionetes na água, uma das mais autenticas expressões da cultura vietnamita. Ocultos atrás do palco os bonequeiros ficam com água até a cintura e manobram os bonecos de madeira ao som de uma orquestra tradicional. Efeitos especiais como fumaça e dragões que expelem fogo animam o espetáculo. As histórias retratam a cultura pastoril, com vilões, guerreiros heróis, latifundiários corruptos e governantes cruéis.
5) Mercado Dong Xuan. Edificação de 3 andares possui desde roupas, utensílios domésticos, frutas, verduras, carnes, peixes e artigos estrangeiros de baixo custo também.
Em 1889 os franceses destruíram o antigo mercado e construíram outro coberto que, em 1994 sofreu um incêndio, restando hoje somente a fachada.
6. Bairro Francês. Ao sul, formando a área central, estão os bulevares e as maravilhas arquitetônicas do antigo bairro francês.  
ONDE COMER - Bairro Antigo: New Dayk (vietnamita), Green Tangerine (vietanam e francesa). Bairro Frances: Cay Cau e Pots Pans (vietnamitas). Não deixar de experimentar o café com ovos e a comida mais tradicional é o sopa Pho Bò.
ONDE BEBER - Binh Minh Jazz A melhor cerveja no norte é a Bia Hoi.


II. BAÍA DE HALONG
Patrimônio da Humanidade a belíssima baía se estende por uma área de 1.500 km2 no Golfo de Ronquim. É marcada por formações de calcário e dolomita em formato de picos formando milhares de ilhotas, criando um paisagem marinha de formações rochosas bizarras.



III. HUÉ
Possui 340 mil habitantes e é um.dos mais significativos centros culturais e histórico do Vietnam. Apesar dos danos sofridos nas guerras da Indochina continua a ser um local de grande beleza sendo cortado pelo Rio do Perfume, ao longo do qual há vários monumentos como o notável pagode Thien Mu e vários túmulos de imperadores.

Antiga capital imperial foi também capital do Vietnam até 1945 e palco de umas das maiores batalhas na Guerra do Vietnam, na Ofensiva do Tet de 1968. Durante a Batalha de Hué a cidade sofreu danos consideráveis provocados pelos bombardeios americanos mas também foram vítimas de massacres dos comunistas.
Cidade Imperial (porta Hién Nhân?). Patrimônio da humanidade foi criada em 1805. A majestosa entrada principal da fortaleza é um belo exemplo da arquitetura Nguyen. Possui 3 conjuntos de edificações sendo o mais importante: o portão principal e o palácio Thai Hoa onde encontra-se o trono dos imperadores Nguyen. Atrás deste ficam os Salões dos Mandarins onde estão expostas as belíssimas roupas usadas por eles. Infelizmente a  Biblioteca real está mal conservada. 
Dentro da Cidade Imperial fica a Cidade Púrpura Proibida. Quem ousasse entrar era condenado a morte e apenas a rainha, nove concubinas, criadas e eunucos eram admitidos. E contava com mais de 60 edificações que foram danificadas pela Ofensiva do Tet em 1968.





ONDE COMER - La Boulangerie Francaise (francesa), Les Jardins de la Carambole 
(francesa e vietnamita). 
ONDE BEBER - DMZ Bar e Why Not Bar.


IV. HÔI AN
A cidade histórica de Hoi An foi importante centro comercial entre os séc. XVII e XVIII. Considerada patrimônio da humanidade, passou relativamente intocada na Gerra do Vietnam.  
1) Ponte Japonesa Coberta. Foi construída em 1593 por comerciantes japoneses, em 1719 passou a ter um templo vietnamita na sua seção setentrional. 
2) Bairro Antigo.  Com suas "Casas-tubo" (com 2 pátios internos para separar a parte comercial da privada com influência japonesa, chinesa e francesa) e seu impressionante legado histórico e cultural onde encontramos também muitas lojas e cafés com mesa na rua estreitas
3) Mercado Central e Oficina de Artesanato onde vemos os artesões trabalhando e podemos assistir recitais com musica de dan bau (alaúde retangular de braço comprido e tres cordas).
ONDE COMER - Miss Ly vietnamita). 
ONDE BEBER - Tam Tam Café & Bar.


V. HO CHI MINH
No séc. XVIII a então Saigon tornou-se a capital da dinastia Nguyen e na metade do séc. XIX o controle da cidade passa aos franceses e Saigon passa a ser a capital da Conchincina francesa. Foi um período de grande desenvolvimento e ganha o apelido de "Paris do Oriente".
Atualmente tem 8.500 mi de habitantes e é um grande centro industrial, gastronômico e de entretenimento.  
A área mais notável fica em torno da rua Dong Khoi com suas motonetas barulhentas provocando engarrafamentos, prédios históricos, museus, lojas sofisticadas e cafés de rua. 
Próximo a rua Dong Khoi fica o edifício do Comitê do Povo, que abriga o atual governo e um dos prédios mais grandiosos, construído por um arquiteto francês pretendeu ser uma cópia do Hôtel de Ville; o Rex Hotel, base para os jornalistas durante a Gerra do Vietnam cujo bar da cobertura é ainda bastante concorrido, o Bitexco Financial Tower, arranha-céu simbolo da renovação e modernização da cidade que, seu 49o andar, o Saigon Skydeck oferece uma vista panorâmica do centro e do rio Saigon e o Lower Dong Khoi, um elegante centro de compras.
1) Pagode do Imperador de Jade. Casa de orações em homenagem ao Imperador de Jade principal divindade taoísta. Erguido pela comunidade cantonesa em 1909 tem um telhado que é uma obra de arte e largas e belas portas de madeira entalhada. Mas o grande destaque são as imagens de divindades budistas e taoístas, coloridas e douradas, dentro do templo. O pátio externo também é muito bonitol e tranquilo com bancos e tanques de tartarugas, considerada símbolo da boa sorte e fortuna. 



























22) General Post Office. Hoje os prédios históricos que não deixo nunca de visitar são os Parlamentos, as Estações de trem e os Correios (os dois últimos pela monumentalidade das suas arquiteturas). E, em Ho Chi MInh valerá muito a pena visitar este que é dos mais bonitos prédios coloniais franceses e ainda oferece um refúgio refrescante para o calor da rua. Projetado por Gustave Eiffel o prédio é um templo a arte da comunicação por correspondência, hoje quase esquecida.
3) Mercado Ben Thanh. Construído em 1914 pelos franceses que o chamaram de Les Halles Centrales. O ambiente é de alta energia e grande confusão. Os comerciantes apregoam seus produtos e os clientes devem pechinchar. Os restaurantes são famosos pela qualidade e pelos preços. 
4) Sede Sagrada do Cao Dai. O Grande Templo Divino, peça central do Imenso complexo da religião Cao Dai, com detalhes arquitetônicos vibrantes e muito coloridos, com profusão de dragões, serpentes e Olhos Divinos. Também as orações, que ocorrem diariamente,  constituem uma visão espetacular.
5) Tuneis Cu Chi. Os tuneis eram parte estratégica de guerrilha durante a Guerra do Vietnam tiveram papel fundamental na derrota dos soldados americanos. Com mais de 200 km possuíam área de estar, com camas, cozinhas, depósito de munições e clínicas. Os americanos usavam imagens infravermelhas e cães farejadores mas nunca conseguiram achar nada pois estes eram sempre redirecionados para evitar que fossem localizados.
ONDE COMER - Distrito 1: Black Cat, Sozo; Nha Hang Ngon e Vietnam    House 
(vietnamitas). Distrito 3: Au Lac do Brasil. Bill Clinton tomou uma Pho Bò no Pho 2000.
ONDE BEBER - Sax n Art, jazz ao vivo, Saigon Saigon no Caravelle, Level 23 ZanZBar e a cobertura do hotel Rex, todos na rua Dong Khoi e a meljor cerveja é a 333 ou BaBaBa.


VI, DELTA DO MEKONG
O mekong nasce no Tibet e segue até se dividir em diversos ramais na região de Song Cuu Long ou rio dos nove dragões. O Delta, no sul do Vietnam possui extensos arrozais, pomares, florestas fechadas nas suas margens e uma complicada colcha de retalhos formada por canais com casas flutuantes, marcados de barcos nas suas água.










                   


                       REINO DO  CAMBOJA 
                                            Preah Réachéanachâk Kâmpuchéa
O Camboja tornou-se independente da França em 1953 e é uma monarquia constitucional desde 1993. 
Em 1969 Nixon viola a neutralidade cambojana e mais de 2700 toneladas de bombas são lançadas no Camboja. O príncipe Sihanouk, tolerava a presença vietcongue em seu território. Estes, aliados do Khmer Vermelho - partido comunista do Camboja, formado a partir de uma dissidência do partido comunista da Indochina, o mesmo que deu origem ao Viet Minh, dominavam metade do país, inclusive Angkor. Assim, vietcongues e americanos se engalfinhavam no Camboja.
Em 1970, devido a sua política dúbia, Sihanouk foi deposto pelo primeiro-ministro Lon Nol, favorável a USA.
Em 1975, após a Guerra do Vietnam, o Khmer Vermelho assumiu o poder no Camboja. O líder do grupo Khmer Vermelho, Pol Pot instalou um regime de terror: as cidades foram evacuadas e os cambojanos levados para o campo para o trabalho forçado. Estima-se que entre perto de 20 mil professores foram mortos, 90 por cento dos monges budistas e um em cada cinco médicos. Bastava alguém saber ler para ser considerado intelectual e, portanto, inimigo do povo.
 Em 1978 Pol Pot foi deposto pela intervenção das tropas vietnamitas, levando a um novo conflito que perduraria até a intervenção da ONU.
Possui um PIB per capita de 3.281 US$, IDH médio e Gini de 43. 
Phnom Penh é sua atual capital, posição antes ocupada por Angkor. 

VII. ANGKOR
Antiga capital do império Khmer, é uma das mais deslumbrantes maravilhas do mundo. Localizado no meio da selva, nas planícies quentes do oeste do Camboja *, possui 70 templos magníficos, que nos transportam a seu passado de glória e a seus reis-deuses.
Entre este está Ankor Wat, o maior conjunto religioso do mundo onde eram adorados os deuses hindus Vishnu e Shiva. Do sec. X em diante o budismo espalhou-se pelo império Kmer. Assim, a arquitetura de Angkor incorpora elementos do hinduismo e do budismo. 
As mais grandiosas edificações do local são Ankor Wat e Angkor Thom.


Em 1201 entra em decadência e só no séc. XIX quando exploradores europeus "descobrem" e a velha cidade passou por um período de restauração mas volta a ser esquecida por causa de conflitos. Na guerra do Vietnam comunistas usaram o Camboja como escala e os americanos fazem pesados bombardeios, matando milhares de cambojanos. Surge em consequência o Khmer Vermelho, de Pol Pot que assume o poder em 1975 e provocam um dos piores genocídios da história, matando 2 mi de cambojanos. São derrotados pelos vietnamitas em 1979.
Início de 1990 Angkor foi novamente reaberta ao mundo e um dos sítios mais importantes do mundo volta a atrair milhares de visitantes incentivando a economia do país.
Em meio a densa floresta verdejante e campos de arroz, ao norte de Siem Reap, encontramos o enorme complexo de Angkor, de tirar o fôlego especialmente durante o amanhecer e o anoitecer.
Angkor Wat foi o apogeu do genio arquitetônico e escultural do Khmer e seu tempo-montanha foi baseado no monte Meru
A leste acha-se o mágico Ta Prohm, com grandes árvores crescendo entre as paredes do templo. Antigo mosteiro, possuía mais de 3 mil vilas e era mantido or 80 mil funcionários, dezoito sacerdotes e mais de 600 bailarinas do templo. Fica no topo de um morro, possui um conjunto de prédios de pedra, com passagens estreitas que ligam galerias escuras e mofadas. Depois do portão fica o fascinante Salão da Dançarinas (apsaras).
Angkor Thom com área de 10km e chegou a ter 1 mi de habitantes. No coração deste esta o templo Bayon, com 54 torres, que resume a "civilização perdida" de Angkor. 
A 6 km de Siem Reap fica uma estufa onde se guardam os crânios das vítimas do Khmer
Vermelho.
(*) meu guia diz para não ir na estação quente, de março a maio, quando a temperaturas são sufocantes. Espero sobreviver!!
ONDE COMER - Siam Reap: FCC Angkor, Red Piano e Sugar Palm (khmer)






     REPUBLICA DEMOCR. POPULAR LAU                                          Sathalanalat Paxathipatai Paxaxon Lao
Tornou-se uma república socialista após uma guerra civil, liderada pelo movimento Pathet Lao, que acabou com a monarquia em 1975. PIB per capita é de 2.060, IDH médio e Gini34,6. O budismo é sua principal religião. Embora seja comunista hoje seja a economia demercado, mas é bastante dependente da agricultura e da plantação de arroz. Sua infraestrutura é bastante deficiente, não possui ferrovias. Mais de 26% do seu orçamento é coberto com doações internacionais. 

VIII. LUANG PRABANG
População atual de 22 mil habitantes. Foi capital do reino é hoje patrimônio da humanidade (???). Fica a margem do rio Mekong, que tem sua nascente na China, passa por Miamar, Laos, Tailândia, Camboja e desemboca no Vietnam. Possui 4.350 km e é um dos maiores do mundo.

IX. VIENTIANE
Capital da República Democrática Popular Lau. Também localizada a margem do Mekong possui 200 mil habitantes. Zero de trânsito e parece uma cidade do interior. Não tem MacDonald, shoppings ou supermercados. Mas em compensação encontra-se  baguetes e croissants no melhor estilo francês e dizem que a comida é a melhor do sudeste asiático.
A texto abaixo foi copiado  do site melhoresmomentosdavida.com


O Pha That Luang é o monumento cultural mais importante e mais visitado pelos turista estrangeiros. 
Também o Cope Visitor Centre causa muita curiosidade porque desenvolve um trabalho de apoio as pessoas que foram vítimas de minas terrestres. O Laos foi duramente bombardeado entre 1964 e 1973 e muitas bombas que não explodiram acabaram vitimando milhares de pessoas no campo.





                         REINO DA TAILÂNDIA                   
                                                      Ratcha Anachak Thai
Antigamente conhecido como Sião é hoje uma monarquia constitucional. Possui um PIB per capita de 14.442 US$, IDH elevado e Gini de 42. Segunda maior economia do sudeste asiático, depois da Indonésia. Quarta nação mais rica, depois de Singapura, Brunei e Malásia de acordo com FMI e o BM. Em 2014 apresentou taxa de desemprego de 0,84%. 
POr ser um país recentemente industrializado é considerado emergente. As principais exportações são: arroz, têxteis e calçados. Além de computadores, aparelhos elétricos e carros.
É o pais mais visitado no sudeste asiático porém o turismo com alguma anomalias como a prostituição generalizada e o turismo sexual, representando 2,7% do PIB. A maioria dos turistas são chineses, malaios, japoneses, sul-coreanos e laosianos. Entre os europeu estão os russos, britânicos, alemães e franceses.
Entre os costumes, está o Wai, a saudação e despedida que envolve um gesto de oração e um ligeiro arco da cabeça. E entre sua filosofia de vida esta o Sanuk, que prega que a vida deve ser divertida.

X. BANGKOK
É a capital e a cidade mais populosa da Tailândia, além de seu centro financeiro, mercantil, cultural e histórico. IDH muito elevado. Possui 8.280.925 mi habitantes. Situada a margem do rio Phraya e próxima ao Golfo da Tailândia.